Ultimas Matérias Cadastradas
O Batismo
10:50:37 28/09/2014
Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. (Bíblia Sagrada) Mar. 16: 16.



           

  


     O Batismo


P 01

Batismo, algo que tem sido polenizado entre as Igrejas Cristãs, não há muitos dias atrás, um amigo me apresentava uma linda recenascida, dizendo que havia sido convidado para batizá-la. Ele estava feliz e até mesmo orgulhoso pelo fato, eu pessoalmente fiquei sem palavras, pois a Bíblia Sagrada nos ensina que o Batismo é uma forma de nós expressarmos o arrependimento dos nossos pecados em relação há Deus. ─ Apareceu João batizando no deserto e pregando o batismo de arrependimento, para remissão de pecados. (Bíblia Sagrada) Mar. 1: 4. ─ Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. (Bíblia Sagrada) Mat. 28: 19-20.

Como acabamos de ver, dequê teria que se arrepender um bebê de apenas alguns meses de idade, o quê alguém com essa idade aprenderia há guardar? Batismo: Tem umas coisas que aparentemente parecem simples, mas quando chegamos mais perto podemos ver à sua complexidade, e a palavra batismo é uma delas. Batismo: O termo é a transliteração do grego "βαπτισμω" (baptismō) para o latim (baptismus), conforme se vê na Vulgata: ─ Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos. (Bíblia Sagrada) Col. 2: 12.

Este substantivo também se apresenta como "βαπτισμα" (baptisma) e "βαπτισμός" (baptismós), sendo derivado do verbo "βαπτίσω" (baptizō), o qual pode ser traduzido por "batizar", "imergir", "banhar", "lavar", "derramar", "cobrir" ou até mesmo "tingir", conforme utilizado no Novo Testamento e na Septuaginta. Batismo, em palavras bem simples: (Batismo = mergulho)! No Antigo Testamento, pelo que nós conhecemos os termos relacionados ao Batismo são:

A passagem pelo Mar Vermelho, à sombra que proporcionava a Nuvem que representava a Presença de Deus sobre o Tabernáculo e de um modo geral acompanhando o seu povo na caminhada pelo Deserto. Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem;  todos passaram pelo mar, e todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar, (Bíblia Sagrada) I Cor. 10: 1-2. Eu comecei há ouvir a mensagem do verdadeiro Evangelho de Cristo, mais ou menos aos catorze anos de idade, lá pelos dezesseis anos de idade eu estava aceitando Jesus como o meu Salvador.


P 02

 Logo que me convertí, dentro da organização eclesiástica em que eu me congregava se começou há falar em Batismo, batismo que logo haveria naquela Igreja. Então foi quando eu fui abordado por aguém já com uma idade bem avançada, mas que tinha um filho adolescente que ainda não era batizado, então ele o pai gostando muito de mim, me aconselhou há não me batizar agora neste batismo, e sim esperar para o próximo quando o seu filho estaria preparado para também se batizar, eu não aceitei a ideia da prorrogação, fui logo me batizar, e o filho do meu amigo morreu logo depois, eu acho que sem se batizar! Como podemos ver daí vem o Ministro da Etiópia: Filipe, aí tem água, o que me impede de ser batizado?

E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e perguntou o eunuco (Ministro da Rainha da Etiópia): Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? (Bíblia Sagrada) Atos 8: 36. Na verdade as coisas de Deus são por demais importantes, quando nós temos uma oportunidade de alcaçá-las não devemos desperdiçar. Todos os homens e as mulheres de Deus lá do passado acabaram se dando bem, espiritualmente falando, porque aproveitaram todas as boas oportunidades que tiveram. Você meu caro leitor(a) ja deve ter ouvido aquele termo: Batismo pelos mortos: ― Doutra maneira, que farão os que se batizam pelos mortos, se absolutamente os mortos não ressuscitam?

Por que se batizam eles, então, pelos mortos? (Bíblia Sagrada) I Cor. 15: 29. Na verdade a coisa andava mais ou menos pelo caminho do filho do meu amigo, a pessoa não conseguiu se batizar á tempo, morreu sem se batizar, então alguém parente ou um amigo chegado, precisa se batizar por ele ou por ela; fria, não?  Pois é isso o que chamam na história, de batismo pelos mortos! Na verdade o Batismo, ficou conhecido desde os tempos antigos, como uma espécie de concretização de fé. Por exemplo, quando o Senhor nosso Deus falou á Moisés, levante o seu bastão, toque no Mar, e mande o povo marchar, ninguém perguntou porquê, pelo contrário, a multidão entrou no Mar e foi andando o mais de preça possível, obedecendo assim a Vós de Deus.

Então, perguntou o SENHOR á Moisés: Por que clamas a mim? Diga aos filhos de Israel que marchem. E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco. (Bíblia Sagrada) Êxo. 14: 15-16. Me, falaram que daqui mais um pouco eu chegarei há Eternidade, com Deus ou sem Deus, eu acreditei e estou aqui caminhando da melhor forma possível, apezar do Mundo difícil que tenho para viver. É bom lembrar, que isso não é para quém quer e sim para quém alcança o mínimo de algo chamado fé.


P 03

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. (Bíblia Sagrada) Efé. 2: 8. Daí uma vez tendo aceito á Cristo como meu Salvador, vivendo dentro de uma congregação cristã, alguém me falou: Agora você precisa ser batizado, foi então quando eu não discutí, aliás fui logo aceitando o Batismo. Foi mais ou menos o que fez o povo hebreu ao sair do Egito, ninguém perguntou a profundidade do Mar Vermelho, a ordem era marchar em direção à Terra Prometida. A ordem que você eu temos hoje, é aceitar a Palavra de Deus como ela realmente é, e assim empreendermos uma caminhada para uma Eternidade com Deus. ― Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. (Bíblia Sagrada) Mar. 16: 16.

Aqui, além de termos uma promessa de vida Eterna ainda temos uma ameaça, um aviso de perdição, pois em todo segmento o produto que for refugado terá um destino inferior. E como acabamos de ler, aqui o Batismo funciona como uma espécie selo na produção. Então, ia ter com ele Jerusalém, toda a Judéia, e toda a província adjacente ao Jordão; e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados. (Bíblia Sagrada) Mat. 3: 5-6. O nosso premeiro passo para alcançarmos uma vida com Deus é começarmos deixando para trás tudo que nos embaraça neste mundo que aí está, e começarmos uma nova caminhada, agora uma caminhada de fé. Muitos até tem tentado, e não tem conseguido.

Lá num Israel do passado, conta-nos a história que apareceu João, um Profeta de Deus pregando e ministrando o Batismo de arrependimento, e de certa forma foi até mesmo bem recebido. Conta-nos a história que aparecia gente de todos os cantos pedindo para serem batizados. Veja bem, João anunciava um Batismo de arrependimento, não era apenas um convite para participar de um evento. Porém, entre os que vinham verdadeiramente aceitando a ideia do arrependimento, vinham também aqueles que costumam siplezmente acompanhar a maioria, porém nem sabiam o que quer dizer a palavra arrependimento.

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, perguntou-lhes: Filhotes de cobras, quem vos ensinou a fugir da ira futura (da ira de Deus)? (Bíblia Sagrada) Mat. 3:7. Mas João, o Batista em cujo coração habitava o Espírito de Deus logo percebeu que a maioria daquela multidão, de arrependimento não tinha nada. Daí, a pergunta, filhotes de cobras, o que vocês querem aqui? Na verdade se nós passarmos uma peneira na Igreja evangélica dos nossos dias, sobrará tantos filhotes de cobra, que faltaria lagartos para comê-los.


P 04

Pois a maioria dos que estão entupindo as portas dos Templos Evangélicos, estão aí em busca de alguma coisa para, comer, para beber, para vestir, em busca do carro novo, da casa nova, e ai por diante, mesmo porque, os que estão ensinando, estão ensinando tudo erradamente! E como você sabe, se não tivermos quem ensine, como teremos quem aprenda. A massa da humanidade acompanha a multidão, geralmente em busca de algo para esta vida, quando se começa há falar de Vida Eterna a maioria começa há ir embora, pois isso não lhes interessa. Então vem a pergunta, o tão conhecido Batismo; é coisa Divina, ou humana?

O batismo de João donde era? De Deus ou dos homens? E pensavam entre si, dizendo: Se dissermos: de Deus, ele nos perguntará: Então, por que não o crestes (porque não aceitas)? E, se dissermos: dos homens, tememos o povo, porque todos consideram João como profeta. (Bíblia Sagrada) Mat. 21: 25. Aí, eu faria uma pergunta bem simples, o que aquela gente queria ali? Se nem ao menos sabia o que estava fazendo, falando ou ouvindo. A história nos conta que muitos eram os que aceitavam, diz que até mesmo os cobradores de impostos, o que para época era uma verdadeira maldição acabaram aceitando o verdadeiro Batismo de arrependimento, porque reconheceram na mensagem de João, o Batista, a Justiça de Deus.

Todo o povo que o ouviu e até os publicanos (cobradores de impostos) reconheceram a justiça de Deus, tendo sido batizados com o batismo de João; mas os fariseus e os intérpretes da Lei rejeitaram, quanto a si mesmos, o desígnio de Deus, não tendo sido batizados por ele. (Bíblia Sagrada) Luc. 7: 29-30. Como nós podemos ver, no meio da multidão encontramos gente tetando engar-se a si mesma, e muitas vezes tentando até mesmo eganar á Deus, também encontramos gente que não importa quanto custe, acabam não se envolvendo. Na última frase bíbliaca que acabamos de ler, um pessoal que não traiu o seu sistema religioso, mesmo tendo quase certeza que a mensagem de João Batismo estivesse certa.

E chegou a Éfeso um certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, varão eloquente e poderoso nas Escrituras. Este era instruído no caminho do Senhor; e, fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do Senhor, conhecendo somente o batismo de João. (Bíblia Sagrada) Atos 18: 24-25. Eu costumo dizer que o que é bom já nasce feito, e o que não presta não tem jeito. A mensagem bíblica que acabamos de ler, nos fala de alguém que parece ter nascido para realmente fazer a diferença, parece ter nascido para realmente fazer a Obra de Deus.


P 05

Está ai o Obreiro do Evangelho perfeito, não precisou de muito, ouviu a mensagem do Evangelho, foi batizado, colocou os pés na estrada e saiu fazendo a Obra de Deus da melhor maneira possível. Enquanto eu passei uma vida sem fazer praticamente coisa nenhuma, sou obrigado há olhar pela janela e ver pessoas, homens e mulheres que na Obra de Deus tem feita à diferença! E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos, perguntou-lhes: Quando vocês creram e aceitaram á Cristo como Salvador, Receberam o Espírito Santo?

E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo. (Bíblia Sagrada) Atos 19: 1-2. Ao crer e aceitar á Jesus como Salvador, nós recebemos o Espírito Santo? Sim, a partir do momento que nós ouvimos a mensangem do Evangelho, cremos em Cristo Jesus, e o aceitamos como nosso Salvador, então aquele espírito que habitava em nós é obrigado há ir embora, e se apossa das nossas vidas o Espírito de Deus. Na mensagem que acabamos de ler, o que o Apóstolo perguntou, foi se os novos discípulos foram batizados com o Espírito Santo. Pois quando os Apóstolos e os discípulos que andavam com o Senhor Jesus, aceitaram-no como Salvador eles receberam o Espírito Santo, mas o Espírito que habitava neles ainda não era sufiente fazê-los dar a vida por Cristo se isso se tornasse necessário.

Então veio o dia de Petecostes: E naquele dia eles receberam o que se convenciou chamar de Plenitude do Espírito, também conhecido como o Batismo no Espírito Santo. Porém, o Dr. Arthur E. Bloomfield acha que o que ficou convencionado como Batismo no Espírito Santo, ainda não é a plenitude do Mesmo. Apezar que o que os Apóstulos e os discípulos receberam no dia de Pentecostes foi suficiente para fazer os nossos heróis darem as suas vidas por amor ao Santo Evangelho, por amor a Obra de Deus, ainda não seja a plenitude, a totalidade. O Dr. Arthur acha que a plenitude, a totalidade do Espírito Santo, nós só receberemos ao chegarmos há Eternidade, lá na Presença de Deus!

Perguntou-lhes, então: Em que Batismo vocês são batizados? E eles responderam: No batismo de João. Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. (Bíblia Sagrada) Atos 19: 3-4. Na verdade quando nós começamos há ouvir e há aceitar a mensagem do Evangelho, estamos dando só os primeiros passos para a Vida Eterna. Aceitar á Cristo Jesus como nosso Salvador, aceitar o Batismo nas Águas, buscar o Batismo no Espírito Santo, e assim empreendermos uma caminhada de fé,


P 06

tentando por todos os meios sagrados levarmos conosco todas as almas preciosas que pudermos até a Presença de Deus naquele Grande Dia do Senhor! Batismo, ainda é o nosso lema.  De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. (Bíblia Sagrada) Rom. 6: 4. Pela Graça de Deus eu aprendi há ser grato á Deus, pela vida e muito mais pela morte, pois eu cheguei há conclusão que se eu não tivesse nascido não faria nenhuma diferença, porém se eu não morrer, olha aí a complicação. Mesmo porque eu preciso morrer para poder ressucitar, então eu começo fazendo isso espiritualmente, sendo sepultado com Cristo e ressucitando com Ele pelo Batismo.

Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos. (Bíblia Sagrada) Col. 2: 12. Pois se eu não morrer, não terei como ressucitar, e se eu não ressucitar, não terei como chegar há Presença de Deus. São essas coisas que acabam nos fazendo fortes, o suficiente para em muitos casos darmos as nossas vidas por Cristo, por amor à Palavra de Deus e pela Sua Obra. há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos, e em todos. (Bíblia Sagrada) Efé. 4: 4-6.

No mundo atual nós temos o desprazer de ver tantas invensões dentro da Obra de Deus, que nos deixa impressionados. Na verdade como acabamos de ler, há um só Senhor, uma só fé, e um só Batismo, não temos que inventar, não temos que criar, eu acho que nós só devemos aceitar as coisas de Deus, como elas realmente são. Então devemos aceitar e devemos ensinar a maravilhosa mensagem de Cristo que nos diz: ― Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. (Bíblia Sagrada) Mat. 11: 28. A partir desse momento nós cameçamos há migrar, do mundo, do pecado de todos os sofrimentos que esse mundo de dor oferece, e vienmos assim buscar em Jesus esse alívio que Ele nos oferece.

Porém, nós não podemos nos esquecer que esse Jesus como homem representando a humanidade perdida começou à sua caminhada pedindo para ser batizado por João, o Batista. E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. (Bíblia Sagrada) Mat. 3: 16. E sendo Jesus batizado nas águas, ao terminar o Batismo vejam bem quem lhe aparece, nada mais, nada menos que o Próprio Espírito Santo usando a forma corpória de uma linda ave.


P 07

Isso é Deus agindo para com a humanidade da forma mais natural possível, eu particularmente costumo dizer que o Deus que eu conheço não faz (abra-cadabra) como quer a maioria, Ele faz as coisas acontecerem, da maneira mais natural possível. E aqui nós temos o oportunidade de ver o Espírito Santo como que sobrevoando Jeus, e assim podemos ouvir o Pai Celestial falando conosco e dizendo; Esse é o Meu Filho amado em quem tenho todo Prazer! E não podemos nos esquecer, que foi á partir daqui, após o Batismo, que o Senhor Jesus começou o Seu Ministério. Iclusive enfrentando lá no Deserto, o próprio diabo certamente com todos os seus anjos.

Todavia, depois de tudo isso; vinde á Mim, você que está cansado, você que não suporta mais o peso da cruz, vinde á Mim e eu lhe darei um pouco de alívio! Contudo, nas Escrituras mencionam-se ainda: O Batismo de sofrimento: Uma provação muito severa, como quando mergulhado em um sofrimento muito grande. Por exemplo: A prisão, crucificação e a morte de Jesus foi considerado uma espécie de batismo para Ele. Por exemplo: Deem uma olhadinha com atenção na mensagem á seguir: ― Mas Jesus lhes disse: Não sabeis o que pedis; podeis vós beber o cálice que eu bebo e ser batizados com o batismo com que eu serei batizado?

E eles lhe disseram: Podemos. Jesus, porém, disse-lhes: Em verdade vós bebereis o cálice que eu beber e sereis batizados com o batismo com que eu sou batizado, mas o assentar-se à minha direita ou à minha esquerda não pertence a mim concedê-lo, mas isso é para aqueles a quem está reservado. (Bíblia Sagrada) Mar. 10: 38-40. Batismo de sofrimento; parece ter trazido desespero, só em pensar, até para o Próprio Jesus! Portanto ide e ensinai: Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. (Bíblia Sagrada) Mat. 28: 19-20.

Nós precisamos antes de mais nada, aprender que, a nossa passagem por este mundo, funciona como uma preparação para a Eternidade. A Bíblia Sagrada nos ensina que lá na Eternidade nós seremos administradores: Políticos e Espirituais, e para isso estamos sendo preparados neste mundo, nesta vida. E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir os seus selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus seres humanos de todos os Países, Nações, e idiomas diferentes; e para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra. (Bíblia Sagrada) Ap. 5: 9-10.


P 08

Aí você á de convir que se lá na Eternidade você e eu teremos o Planeta Terra para administrá-lo, eu particularmente acredito em mais, eu acredito que nós teremos o Universo para governar. Pois assim sendo, você á de convir que nós precisamos chegar lá muito bem treinados, para isso precisamos viver e sofrer todas as desgraças deste mundo, para que passamos aprender, para governar e para ensinarmos a umanidade do futuro, que será colocada sob há nossa responsabilidade. Aqui na Terra, e possivelmente no futuro espalhada, quem sabe por todo o Universo. Após, o Batismo em águas, e começo de uma caminhada de fé, ai então vem àquilo que ficou conhecido como o Batismo no Espírito Santo.

Eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento dos seus pecados; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; eu não sou digno de levar as suas sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. (Bíblia Sagrada) Mat. 3: 11. Um pouco antes disso, nós tivemos a oportunidade de ouvir, o grande Profeta Joel dizendo o seguinte:  ― E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. (Bíblia Sagrada) Joel 2: 28. Então aqui o nosso grande homem de Deus não havia perdido nada, parece que tudo estava muito claro, na sua mente e no seu coração.

Mais um pouco e chegava alguém estranho, porém o Espírito de Deus que habitava o seu coração, não deixava nada escapar, e ao aparecer Jesus, o Cristo há margem do Rio, João falava: ― No dia seguinte, João viu á Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis aí o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo. (Bíblia Sagrada) Joã. 1: 29. Era esse que posteriormente nos batizaria com o Espírito Santo e com Fogo! Esperando que esta humilde mensagem traga algo de novo ao seu coração, e à sua vida espiritual, colocamos à sua disposição a: Associação Teológica Renascer, com todos os dados e os nossos endereços.


Sem mais atenciosamente:


Pr. Manoel Teixeira

Site: www.asotera.com

E-mail: man.tex@hotmail.com

E-mail: contato@asotera.com

Fones: (47) 3446-0031 / 9985-7616 (TIM)

       Associação Teológica Renascer






Mais Matérias
:: Copyright © ASOTERA 2007 ~ Todos os Direitos Reservados ::
:: Site Desenvolvido Por Elite Y ::