Ultimas Matérias Cadastradas
Os Verdadeiros Adoradores
16:46:18 14/08/2014
Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. (Bíblia Sagrada) Joã. 4: 24.






              Os Verdadeiros Adoradores

P 01

O ser humano por natureza tem dentro de si, uma espécie de espírito que o impulsiona há voltar á Presença de Deus, o nosso Criador. A Bíblia Sagrada nos ensina que lá no passado, vivendo no tão conhecido Jardim do Éden, os nossos pais Adão e Eva recebiam periodicamente a visita do nosso Criador, visita essa que com a prática do tão discutido pecado, um crime de desobediência contra Deus, eles, os nossos pais perderam tal direito. ― E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e escondeu-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim. (Bíblia Sagrada) Gên. 3: 8.

A partir desse momento, foi como se tivesse construído uma parede entre a criatura e o Criador, a partir do tão discutido pecado, o ser humano não poderia mais contemplar a Face do Senhor seu Deus. Mas, existe dentro de nós algo que nos impulsiona á voltar àqueles dias de Glória, e existe no Coração de Deus, um desejo ardente que tal aconteça. Você leitor(a) já ouviu milhões de vezes a palavra religião, mas quando se pergunta o que quer dizer tal palavra, a resposta é sempre negativa. Pois a palavra religião, quer dizer tão somente religação, a palavra religião vem do LATIM, onde lemos (relikari = religar), ou seja, uma religação do ser humano há Deus o seu Criador.

Pois no futuro, lá na  Eternidade o ser humano que alcançar a graça de chegar à presença de Deus, fará parte da Sua existência. ― Eu não peço somente por estes, mas também por aqueles que, pela sua palavra, hão de crer em mim; para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu, em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. (Bíblia Sagrada) Joã. 17: 20 – 21. Só que Deus é Espírito, e o ser humano sendo físico, sendo material; procura sempre as coisas de uma forma material. E aí nós temos o desprazer de ver o ser humano sempre procurando uma espécie de deus material, algo que se possa ver, tocar, algo concreto. Mas o Senhor Jesus, o Cristo nos alerta quando diz:

― Mas chegou a hora em que, os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque Deus procura pessoas que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. (Bíblia Sagrada) Joã. 4: 23 – 24. Lá no passado quando a Nação Israelense se transferia do Egito para a Terra Prometida, o que nós hoje conhecemos como Palestina, durante a caminhada pelo Deserto o Senhor nosso Deus ordenou que o povo construísse um Tabernáculo de adoração. Aquele Tabernáculo uma vez construído, passou, há ser o ponto de, onde Deus se manifestava ao Seu povo.

 

P 02

Aquele Tabernáculo sendo desmontável acompanhou aquela multidão até o seu destino final, e lá serviu como ponto de adoração á Deus ainda por muito tempo. Mas aquele Tabernáculo era temporal, transitório, tinha uma espécie de prazo de validade, assim chegou a hora de se construir um Templo de verdade, permanente. Templo tal que o rei Davi teve a disposição de construí-lo, mas o Senhor nosso Deus não aceitou, preferindo que o rei Salomão, seu filho viesse há construí-lo. ― E, quando você morrer e for sepultado ao lado dos seus antepassados, eu colocarei um dos seus filhos como rei e tornarei forte o reino dele. Será ele quem construirá um templo para mim, e eu farei com que os seus descendentes governem para sempre. (Bíblia Sagrada) II Sam. 7: 12 – 13.

E assim veio o rei Salomão e este movido certamente pelo Espírito de Deus começa a construção do fabuloso Templo do Senhor, na cidade de Jerusalém. O Templo foi construído mais precisamente no Monte Moriá, o tão comentado Monte Sião. E sucedeu que, no ano quatrocentos e oitenta, depois de saírem os filhos de Israel do Egito, no quarto ano do reinado de Salomão sobre Israel, no mês de zive (este é o segundo mês do ano), Salomão começou a edificar a Casa do SENHOR. (Bíblia Sagrada) I Rei. 6: 1. Só que tentando imitar os homens e as mulheres de Deus, desde Abel, o filho de Adão e Eva, até os nossos dias, a humanidade tem adorado de tudo, poucos na verdade são os que têm adorado ao único e verdadeiro Deus.

Num Egito do passado se adorava desde jacaré, até elefante, na Grécia tinha um deus para cada gosto, para cada sexo, numa Índia da vida, pode parecer piada, mas ainda se adora desde rato até vaca. No mundo ocidental numa tentativa de voltar ao seu Criador, à humanidade tem desenvolvido a construção de deuses, se constrói deus de qualquer material, de gesso, de concreto, de madeira, e aí por diante, na verdade só o que poucos fazem mesmo, é adorar ao único e verdadeiro Deus, em Espírito e em Verdade.

Eu por exemplo fiquei de certa forma feliz quando lendo (Aurora da Civilização), tive a oportunidade de ver (AKENNATON), um rei egípcio, cansado de adorar animais da pior espécie, voltar-se e começar há adorar ao Sol. Aí, alguém perguntaria, mas adorar ao Sol está certo? Então eu lhes responderia, mil vezes ajoelhado ao raiar do dia adorando o Sol-Nascente, do que ajoelhado diante de um jacaré com aquela boca aberta querendo comê-lo, pelo menos (AKENATON) deixou de olhar para a lama, e passou há olhar para os Céus, para o Espaço onde habita o Senhor nosso Deus. Pelo menos uma vez ele olhou para cima, deixando assim de olhar para a lama, para baixo. Porém, essa ansiedade que o ser humano sente de adorar alguém, ou alguma coisa, é muita normal, pois isso está dentro de nós, e no Coração do Próprio Deus, o nosso Criador.

 

P 03

Nós seres humanos temos necessidade de voltarmos há presença de Deus, Ele, por outro lado anela por isso com um desejo imenso em Seu Nobre Coração. Então você leitor perguntaria, porque Deus o Todo-Poderoso faria tanta questão de ter o ser humano perto de Si, e eu lhe respondo com uma frase bem singela: ― Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho único, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (Bíblia Sagrada) Joã. 3: 16. Eu por exemplo, tenho tido o desprazer de ver e ouvir pessoas tirando o cigarro da boca para gritar, glória á deus, deus com letra minúscula sim, pois nós podemos dar Glória á Deus sem mesmo sair som algum da nossa boca, e de preferência sem fumaça e sem mau cheiro de cigarro.

Mas no mundo de hoje tem muito aquele negócio: Lá na minha igreja pode! É bom lembrar que lá na minha igreja pode, mas lá na Presença de Deus, não! Aqui você leitor(a) poderia perguntar, onde está escrito na Bíblia Sagrada que não se deve fumar, por exemplo, e por incrível que possa parecer não está escrito em lugar algum, porém, está escrito algo mais ou menos como; amai á Deus sobre todas as coisas, quer ver? ― E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, com todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento e ao teu próximo como a ti mesmo. (Bíblia Sagrada) Luc. 10: 27.

Esse amor deve também superar qualquer vício, mesmo que seja o cigarro. Enquanto nós não conseguirmos deixar tudo neste mundo de lado para agradar á Deus, não poderemos assim dizer que O adoramos. Olhando nós para o passado, podemos ver desde os primórdios da humanidade, o ser humano tentando por todos os meios de alguma forma adorar á Deus, adorar á alguém, ou alguma coisa. Talvez a primeira adoração que nós podemos observar seja quando a nossa mãe Eva deu a luz ao seu primeiro filho, pois em seguida podemos ler quando ela diz: E conheceu Adão á Eva, sua mulher, e ela concebeu, e teve á Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um varão. (Bíblia Sagrada) Gên. 4: 1. Alcancei do Senhor um varão, um filho: Glória á Deus!

Um pouco mais tarde já temos oportunidade de ver talvez alguém tentando enganar á Deus, ao nosso Criador, numa tentativa de adoração que acabou frustrada, esse alguém se chamava Caim, o primeiro filho de Adão e Eva. Por outro lado temos oportunidade de ver o seu irmão fazendo algo parecido e agradando maravilhosamente ao mesmo Deus. ― O tempo passou. Um dia Caim pegou alguns produtos da terra e os ofereceu a Deus, o SENHOR. Abel, por sua vez, pegou o primeiro carneirinho nascido no seu rebanho, matou-o e ofereceu as melhores partes ao SENHOR. O SENHOR ficou feliz com Abel e com a sua oferta, mas rejeitou Caim e a sua oferta.

 

P 04

Caim ficou furioso e caiu o seu semblante. (Bíblia Sagrada) Gên. 4: 3 – 5. E assim nós vemos a maça da humanidade muitas vezes se degradando espiritualmente, numa tentativa de suprir a necessidade de adorar ao seu Criador. Se olharmos ao nosso redor, encontramos centenas, talvez milhares de organizações que de alguma forma induzem o ser humano há adorar á Deus, ou á alguma coisa, mesmo que esta seja contra Deus. Observando com atenção nós veremos que desde o princípio da criação até os nossos dias, o Senhor nosso Deus manteve uma espécie de linha, sempre tendo alguém O adorando, a partir de nosso pai Adão, Abel, Enoque, Noé, tivemos Abraão e Jó que são contemporâneos, e a partir daí temos Abraão formando assim indiretamente logo em seguida a Nação israelense, que de certa forma acabou dando assim origem á Santa e amada Igreja de Cristo, quando temos a oportunidade de ler o Senhor Jesus falando:

― Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos, porque a salvação vem dos judeus. (Bíblia Sagrada) Joã. 4: 22. Mas se nós olharmos para o passado, temos a oportunidade ver a família do mesmo Abraão lá no Deserto abandonando o seu Criador, para adorar um bezerro de ouro qualquer. Aquele povo estava saindo do Egito, onde o (boi Ápis) era talvez um dos maiores deuses, e assim até mesmo o povo que se chamava pelo Nome do Senhor Deus Todo-Poderoso não fugia à regra. Afinal, dentro dos corações daquele povo apesar de todos os problemas que enfrentavam, ainda havia um desejo, uma necessidade de adorar á alguém, ou alguma coisa, mesmo que fosse um simples bezerro de ouro.

Então, disse o SENHOR a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir do Egito, se tem corrompido, e depressa se tem desviado do caminho que eu lhes tinha ordenado; fizeram para si um bezerro de fundição (de ouro), e perante ele se inclinaram, sacrificaram-lhe, e disseram: Estes são os teus deuses, ó Israel, que te tiraram da terra do Egito. (Bíblia Sagrada) Êxo. 32: 7 – 8. A mensagem que acabamos de ler não parece real, pois aquele povo ao perceber a ausência do seu líder, poderia ter pensado em qualquer coisa, menos em adoração, por exemplo; poderia ter pensado numa rebelião, numa forma de se tornar independente.

Porém, por incrível que possa parecer dentro do coração de cada ser humano tem algo o impulsionando, há adorar ao seu Criador. E dentro do coração daquela Nação estava certamente o Espírito de Deus trabalhando e incentivando-a, há adorar á Deus em forma de agradecimento pelo que Ele, Deus havia acabado de fazer por ela. Veja, quando lemos: Estes são os teus deuses, ó Israel, que te tiraram da terra do Egito. Mas, nós não podemos nos esquecer que ao redor de cada um de nós existe outro espírito, este maligno, tentando por todos os meios nos levar para o lado contrário, ou seja para o mal.

 

P 05

Nós não podemos nos esquecer que, dar Glória á Deus na hora em que ganhamos um presente é fácil, mas dar Glória á Deus depois de termos sido roubados, mal tratados em alguma coisa, fica realmente muito difícil! No entanto a Palavra de Deus nos aconselha há darmos graças por tudo: ― Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. (Bíblia Sagrada) I Tes. 5: 18. Na história sagrada, algo que me chama atenção é a história de Jó, o nosso amado patriarca além da graça de Deus da qual ele desfrutava, ainda era ele o homem mais rico, o verdadeiro dono daquela região, até à sua família parecia perfeita.

E de repente temos o desprazer de ver a desgraça se desmoronando sobre a vida daquele homem e sua família, e assim temos a tristeza de ver que tudo o que sobrou dos seus bens, foi um montinho de cinzas e certamente uma pequena lasca de pedra a qual ele usava para se coçar, e para raspar assim o cascão das feridas. ― E Jó, tomando um pedaço de telha (ou seja, uma lasca de pedra) para raspar com ela as feridas, assentou-se no meio da cinza. (Bíblia Sagrada) Jó 2: 8. Pode não parecer real, mas no meio de toda aquela desgraça, depois de até mesmo à sua amada esposa que, acredito que não suportando mais tanto sofrimento tenha abandonado tudo e tenha se suicidado! Pois após tanto sofrimento nós ainda temos o prazer de ver o nosso amado patriarca Jó glorificando á Deus, certamente em Espírito e em Verdade.

― Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. (Bíblia Sagrada) Jó 19: 25. Glória á Deus! É o que estou tentando dizer meu amado leitor(a), a vida do ser humano por aqui, funciona mais ou menos como uma escola preparatória para a Eternidade. A Bíblia Sagrada nos ensina que lá na Eternidade nós seremos administradores: Políticos e espirituais, e aí você pode imaginar que administradores seremos nós se não formos bem treinados? Daí a passagem por esta Terra, por este Mundo é muitas vezes com tanto sofrimento! ― E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno, és de tomar o livro e de abrir os seus selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus homens e mulheres de todos os Países, nações e idiomas; e para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra. (Bíblia Sagrada) Ap. 5: 9 – 10.

Como você pode ver não são todos que até agora entenderam, a mensagem de Deus para a humanidade, mas como você acabou de ler, é para isso que você e eu estamos sendo treinados. A maioria dos nossos estão indo morar num tal de céu, céu este que uma determinada religião criou, loteou e vendeu em lotes, ou como moradas, com o título de indulgência, quando não tinha mais para quem vender, eles abandonaram, daí os crentes vieram e invadiram o tal de céu, mas como você acabou de ler, você e eu teremos um Globo Terra para governar,

 

P 06

eu acredito que teremos o Universo para habitar. Pois o Senhor nosso Deus é parte integrante da existência, do Universo, e nós apesar de toda a nossa fraqueza, lá na Eternidade faremos parte da Existência desse Deus maravilhoso que tanto nos ama! Daí sempre que tivermos forças para elevar os nossos pensamentos ao Trono da Graça, e assim glorificarmos á Deus, eu tenho certeza que seremos agradáveis. ― E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas alturas, paz na terra, aos homens que tenham o mínimo de boa vontade! (Bíblia Sagrada) Luc. 2: 13 – 14. Na verdade à nossa adoração poderá ser humilde, mas se tiver uma dedicação sincera e espiritual, será aceita pelo Senhor nosso Deus.

Uma maravilhosa frase que muito tem me chamado à atenção na Bíblia Sagrada é aquela que diz: ― Os serafins estavam acima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés, e com duas voavam. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. (Bíblia Sagrada) Isa. 6: 2 – 3. Só que infelizmente a massa da humanidade pouco te se preocupado em conhecer a verdadeira Palavra de Deus, a qual nos ensina coisas tão maravilhosas. No entanto movida por esse Espírito, por essa necessidade de adorar á Deus, sai adorando á qualquer coisa que vê pela frente, mas nós não podemos nos esquecer que, só o Único e Verdadeiro Deus merece o nosso louvor, a nossa verdadeira e sincera adoração!

― Nossos pais adoraram á Deus neste monte, (para quem não sabe, este era o Monte Gerizim) e vocês dizem que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. (Bíblia Sagrada) Joã. 4: 20. O Monte Gerizim, ficava em Siquém, Samaria, e lá foi construído um templo imitando o Templo de Salomão que ficava em Jerusalém, daí os sacerdotes de Samaria ensinavam o povo que o lugar certo de adoração era no Monte Gerizim, e os Sacerdotes de Jerusalém continuava dizendo que o lugar certo de adoração era em Jerusalém, daí a mulher samaritana questiona ao Senhor Jesus quando diz: ― Nossos pais adoraram á Deus neste monte, e vocês dizem que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. (Bíblia Sagrada) Joã. 4: 20.

Só para você ter uma ideia de onde vem à devoção, ou a idolatria pelo Monte Gerizim, veja onde nós temos a primeira menção do mesmo na história. ― E será que, havendo-te o SENHOR, teu Deus, introduzido na terra, a que vais para possuí-la, então, pronunciarás a bênção sobre o monte Gerizim e a maldição sobre o monte Ebal. (Bíblia Sagrada) Deu. 11: 29. É que ao povo cruzar o Rio Jordão, entrou na Terra Prometida num vale entre duas Colinas, uma se chamava, Monte Gerizim, e a outra se chamava Monte Ebal.

 

P 07

Então o Senhor mandou Josué, o novo líder da caminhada preparar umas mensagens, e colocar em cima de cada Monte um oráculo, o que estava no Monte Gerizim, falava o seguinte: Se vocês fizerem tudo certinho, serão abençoados, e o que estava sobre o Monte Ebal, falava mais ou menos o seguinte: Se vocês fizerem algo errado, serão castigados, daí a idolatria pelo Monte Gerizim, o que acabou resultando na construção de um  templo, imitando o Templo de Salomão na cidade de Jerusalém. É bom lembrar, que o templo que acabou de ser construído em (São Paulo, Brasil) pela liderança de uma igreja evangélica, já tem outra finalidade.

― Ofereça á Deus sacrifício de louvor e pague ao Altíssimo os teus votos. (Bíblia Sagrada) Sal. 50: 14. Sempre louvando e bendizendo o Nome do Senhor Deus Todo-Poderoso, pois Ele é digno disso, porém nunca nos esquecendo de cumprirmos com aquilo que temos prometido. Pois muitas vezes nós queremos louvar e bendizer o Nome do Único e Verdadeiro Deus, porém comprometidos com outros segmentos os quais não agradam á Deus. Daí a adoração em Espírito e em Verdade, pois quando isso acontece nós somos movidos pelo Espírito Santo para fazê-lo. ― O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que lhe obedecem; o seu louvor permanece para sempre. (Bíblia Sagrada) Sal. 111: 10.

Na verdade é um grande erro que a humanidade vem cometendo, a humanidade vem se deixando levar por promessas, por fantasias, ilusões sempre se esquecendo que o temor de Deus é uma fonte de vida que pode nos livrar até mesmo dos laços da morte. Pois ao darmos glória á Deus, ela só será aceita por Deus como louvor, se isso acontecer ao fazermos movidos pelo Espírito de Deus. Ninguém confessa nem mesmo o Nome de Jesus como sendo DEUS se não for movido pelo Espírito Santo.

― Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é uma maldição! E ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo. (Bíblia Sagrada) I Cor. 12: 3. A minha esperança, é que essas humildes palavras possam falar profundamente em seu coração. Que a nossa adoração seja verdadeiramente sincera e valorosa, pois estamos perto daquele dia em que faremos isso pessoalmente na Presença do Próprio Deus! ― E vi outro anjo voar pelo Espaço, ele tinha em sua mão o evangelho eterno, para o, proclamar aos que habitam sobre a Terra, em todos os Países, para todas as Nações, e idiomas diferentes, dizendo com grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, porque vinda é a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, a terra, e tudo que neles existe. (Bíblia Sagrada) Ap. 14: 7.

 

Sem mais atenciosamente:

 

Pr. Manoel Teixeira

Site: www.asotera.com

E-mail: man.tex@hotmail.com

E-mail: contato@asotera.com

Fones: (47) 3446-0031 / 9985-7616 (TIM)

Associação Teológica Renascer


 

 

 

 

 




Mais Matérias
:: Copyright © ASOTERA 2007 ~ Todos os Direitos Reservados ::
:: Site Desenvolvido Por Elite Y ::