Ultimas Matérias Cadastradas
O QUE TENS PREPARADO, PARA QUEM SERÁ?
10:50:47 10/01/2011
Sempre que nós nos colocamos na direção de Deus, gemendo, chorando ou sorrindo, podemos ter a certeza que chegaremos à sua presença em segurança.



    O que tens preparado?

 

 

P 01

O Senhor Jesus em certa ocasião, contou uma história de um homem rico que, colhendo sua safra armazenou e, vendo a quantidade ficou feliz e, muito orgulhoso. Sentando-se a frente dos depósitos, começou a fazer seus cálculos e, a imaginar a sua então tranquilidade: E disse para si mesmo; ó minha alma agora tens em depósito para viver por muito tempo: Por isso come, bebe e, aproveita a vida que certamente será longa e, muito feliz. Então direi a mim mesmo: Homem feliz! Você tem tudo de bom que precisa para muitos anos. “Agora descanse coma, beba e alegre-se.” Mas Deus lhe disse: “Seu tolo! Esta noite você vai morrer; aí quem ficará com tudo o que você guardou”? Jesus concluiu: — Isso é o que acontece com aqueles que ajuntam riquezas para si mesmos, mas para com Deus não são ricos. (Bíblia Sagrada) Luc. 12: 19 – 21.

Conheci alguém que nasceu numa grande pobreza, pobre financeiramente, socialmente, culturalmente e, espiritualmente falando entre outros pontos de miséria. Porém em todo menino pobre, há um sonho; uma ansiedade, uma esperança de um dia vencer na vida e, ser alguém, para que possa provar para o mundo o seu valor. O menino cresceu e, chegou o dia de começar a frequentar uma escolinha de interior; mas logo veio uma mudança e, a escolinha ficou para trás: Até veio outra escolinha, mas outras mudanças também e, assim os sonhos do nosso personagem foram-se desvanecendo. Chegou a “adolescência” e, nosso personagem ouviu a pregação do verdadeiro evangelho: Entendeu a mensagem e, aceitou a Jesus como seu único e suficiente Salvador.

Começava então uma nova etapa na vida do nosso amigo, ele era erudito, tinha o dom da palavra e, começava ai um novo sonho: Ser talvez um grande pregador do evangelho, um grande administrador, eclesiástico, quem sabe, um grande homem de Deus. Porém como disse Jesus: Tenho-vos dito isto para que em mim tenhais paz; porém no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. (Bíblia Sagrada) Joã. 16: 33. Nosso amigo desconhecido sem nenhum valor social, agora apesar da pobreza, com muito sacrifício, já usava nos fins de semana, um terninho de baixa qualidade e uma gravata e, isso começou a chamar a atenção das pessoas: Como não podia deixar ser muito especialmente das meninas de sua idade; e assim logo aparece a primeira e, única pretendente, alguém de sua idade linda e, cheia de valores, entre eles o dom da música e, assim os amigos começaram a brincar; ai está o pastorzinho e, a cantora, mas como disse o apóstolo João:

Sabemos que somos de Deus e, que todo o mundo está no maligno. (Bíblia Sagrada) I Joã. 5: 19. Portanto nenhum, namoro, noivado ou, casamento, resolvem nossos problemas: Tudo por aqui é muito difícil e, muito complicado, muito especialmente quando se quer viver uma vida na direção de Deus. E também todos os que puramente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições. (Bíblia Sagrada) II Tim. 3: 12. Meu caro leitor(a) a vida do nosso personagem continua, como você pode ver sem nenhum sucesso, mas a minha pergunta é e, você o que tem preparado para quem será? 

 

P 02

Na nossa juventude muito especialmente começa uma caminhada em busca de um objetivo, com ou sem a direção de Deus; saia da minha frente se não quiser ser atropelado, pois eu preciso alcançar os meus objetivos e, custe o que custar, mas eu preciso vencer e provar para o mundo o meu valor. Meu caro leitor(a) quanta diferença dos homens e, das mulheres de Deus do passado, quando a filha de Jefté saiu ao encontro do pai se colocou a disposição como holocausto: Apesar de parecer uma história absurda eu particularmente vejo nesse episódio um sinal de obediência, o que nós muitas vezes não demonstramos, pois queremos vencer levando tudo no peito com ou sem a vontade de Deus, se isso for possível, doa a quem doer.

E prometeu ao SENHOR o seguinte: Se fizeres com que eu vença os amonitas; eu queimarei em sacrifício àquele que sair primeiro da minha casa para me encontrar quando eu voltar da guerra. Eu o oferecerei em sacrifício a ti. (Bíblia Sagrada) Jui. 11: 30 – 31. Quando Jefté voltou para a sua casa, em Mispa, a sua filha saiu ao seu encontro, dançando e tocando pandeiro. Era filha única; ele não tinha mais nenhuma filha ou filho. Quando Jefté a viu, ficou desesperado, rasgou as suas roupas e disse: Ah! Minha filha! Você está partindo o meu coração! Por que tem de ser você quem me vai fazer sofrer?

Eu fiz uma promessa a Deus, o SENHOR, e não posso voltar atrás. Ela respondeu: Se o senhor fez uma promessa ao Senhor Deus, faça de mim o que prometeu. Pois o Senhor Deus deixou que o senhor se vingasse dos nossos inimigos, os amonitas. E continuou: Só peço uma coisa: Deixe que eu vá com as minhas amigas pelos montes e chore durante dois meses porque nunca chegarei a ser mãe. E o pai deixou que ela fosse por dois meses. Então ela e as suas amigas saíram pelas montanhas, chorando porque ela nunca chegaria a ser mãe. Depois dos dois meses, ela voltou para o pai.

E ele fez o que havia prometido á Deus, assim ela morreu virgem. Daí veio o costume de as mulheres israelitas saírem durante quatro dias, todos os anos, para chorar pela filha de Jefté, o gileadita. (Bíblia Sagrada) Jui. 11: 34 – 40. Se nós olharmos para o novo testamento com atenção, veremos a vida do primeiro mártir da história cristã; alguém que aceitou a Cristo como salvador, não apenas para fazer parte de um movimento que mais crescia na época e, sim porque viu em Cristo o verdadeiro caminho para a vida eterna, aceitando como salvador de corpo, alma e, espírito. 

Todos concordaram com a proposta dos apóstolos. Então escolheram Estêvão, um homem cheio de fé e do Espírito Santo, e também Filipe, Prócoro, Nicanor, Timom, Pármenas e Nicolau de Antioquia, um não-judeu que antes tinha se convertido ao Judaísmo.  (Bíblia Sagrada) Ato. 6: 5. Depois o jogaram para fora da cidade e o apedrejaram. E as testemunhas deixaram um moço chamado Saulo tomando conta das suas capas.  Enquanto eles atiravam as pedras, Estêvão chamava Jesus, dizendo: Senhor Jesus, recebe o meu espírito! Depois, ajoelhou-se e gritou com voz bem forte: Senhor, não condenes, esta gente por causa deste pecado! E, depois que disse isso, ele morreu. (Bíblia Sagrada) Ato. 7: 58 – 60. Quando nós nos colocamos verdadeiramente na direção  de  Deus e,  deixamos  que ele dirija as nossas vidas então vemos as obras de Deus acontecerem.

 

P 03

Ponha a sua vida nas mãos do SENHOR, confie nele, e ele o ajudará. (Bíblia Sagrada) Sal. 37: 5. Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer e, ele lhes dará todas essas coisas. (Bíblia Sagrada) Mat. 6: 33. Se vocês ficarem unidos comigo, e as minhas palavras continuarem em vocês, vocês receberão tudo o que pedirem. (Bíblia Sagrada) Joã. 15: 7. Meu caro leitor(a), o nosso maior problema é que nós colocamos os nossos problemas nas mãos do Senhor geralmente quando um grande pregador aparece na nossa congregação e, prega uma grande mensagem e, no fim da reunião nos oferece solução para todos os nossos problemas.

Então nós caímos de joelhos, oramos, choramos, prometemos nos transformar, mas ao sairmos dali no dia seguinte continuamos os mesmos ou ficamos piores do que antes. E assim a exemplo do personagem da nossa história continuamos achando que ainda é cedo para nos preocuparmos com nosso futuro, pois ainda somos muito jovens para tantas preocupações; pois ainda temos uma vida toda pela frente; a vida espiritual, o ministério a eternidade enfim tudo isso pode esperar. Meu irmão(ã) meu amigo(a), a minha pergunta ainda é, e você o que tem preparado para quem será?

O nosso personagem apesar do desemprego, da falte de oportunidade, da grande pobreza, da falta de instrução acabou se casando com sua linda princesa. Casamento este que renderam-lhes, duas lindas filhas, muitos sofrimentos e, muitas aventuras, pois logo no começo da vida a dois a fé esfriou e, a vida espiritual foi ficando para trás.   Porém, como sempre nada como um dia após o outro e, assim a vida do nosso personagem segue agora com uma família para sustentar, sem fé, sem Jesus, sem nenhuma certeza do dia de amanhã, pois quando se anda sem luz não se tem nenhuma certeza de onde se está colocando o pé.

E assim é o homem ou a mulher, sem Deus, sem a certeza de uma vida eterna, que caminha como quem caminha por uma estrada desconhecida numa noite sem nenhuma iluminação. Mas a vida passou, as crianças cresceram e, chegou o dia em que a falta de saúde e às dificuldades desta vida foram apertando e, finalmente vem àquela leve lembrança de um passado remoto, em que apesar das dificuldades, às vezes era possível sorrir. É bom lembrar que o tal passado, era quando havia Jesus em suas vidas: Pois vamos repetir o que disse Jesus, no evangelho segundo escreveu o apóstolo “João”: Tenho vos dito isto para que em tenha paz, porem no mundo terão aflição. (Bíblia Sagrada) Joã. 16: 33. Muitas vezes nós só reconhecemos a bondade de Deus para conosco, nas horas de sofrimento e, foi exatamente nessa hora que o nosso personagem começou a acordar para realidade:

Enquanto viajava em busca de sustento para uma esposa doente e, uma filha ainda menor de idade, ao chegar em casa deparou-se com amigos retirando sua esposa a beira da morte para ir em busca de socorro e, alguém disse vamos orar por ela, pois os médicos não vão curá-la. Foi quando o nosso personagem apesar de toda sua fraqueza e, sua distância de Deus, vendo a cena desesperadora que passava diante seus olhos, disse em vóz triste “ela”, ou seja, a sua esposa sabe, a sua cura só acontecerá em Cristo Jesus. Pois bem, um pouco mais e, mais um problema estava resolvido, sua esposa agora estava curada e voltando para Jesus, ela, suas filhas e, mais um pouco e, seu esposo também começava a aderir ao movimento.

 

P 04

Era o começo de uma nova vida, agora em Cristo Jesus: Eu sou o Caminho, a Verdade e, a Vida e, ninguém vai ao Pai se não por Mim. (Bíblia Sagrada) Joã. 14: 6. O nosso personagem agora olha para trás e, vê que boa parte do tempo de sua vida já passara e, muito se perdera, mas vê também a necessidade de recuperar se não tudo o que se perdeu, mas tentar recuperar tudo o que for possível. E assim começa uma nova caminhada em busca do tempo perdido; o nosso personagem estuda, pesquisa, trabalha, aprende e, cresce no seu ministério, mas, o ser humano nunca perde a sua marca, pois sempre será um ser humano. Então disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porém os seus dias serão de cento e vinte anos.  (Bíblia Sagrada) Gên. 6: 3. Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e, pesou-lhe em seu coração.  (Bíblia Sagrada) Gên. 6: 6.

Meu caro leitor(a), como podemos ver a tendência humana é sempre da pior qualidade, pois recorremos a Deus sempre que a necessidade aperta e, fugimos da sua presença sempre que nos sentimos seguros em nós mesmos, sempre esquecendo-nos que somos pó e que ao pó tornaremos e, não veremos a Deus se não permanecermos na sua presença; pois não podemos nos  esquecer que esta vida de nada vale se não houver uma esperança de vida eterna. Como podemos ver o nosso personagem segue sua jornada mais ou menos como um mosquito, que fica batendo com a cabeça na lâmpada acesa até morrer; aliás, assim segue praticamente toda humanidade, correndo atrás muitas vezes não sabendo nem mesmo de que. E assim meu caro leitor(a), permita-me  que lhe pergunte mais uma vez e, você o que tem preparado para quem será?

Pois nós temos a mania de fazer perguntas como essa sempre aos outros; o que esse cara faz, que não prega, o que essa mulher faz que não canta para louvar a Deus,   será que essa gente tem cargo na igreja,  só para aparecer? E assim, você e, eu seguimos sempre nos esquecendo que recebemos uma ordem: Ide por todo mundo e, anunciai o evangelho á toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; e quem não crer será condenado. (Bíblia Sagrada) Mar. 16: 15 – 16 . Aí alguns fariseus que estavam no meio da multidão disseram a Jesus:

Mestre mande que os seus seguidores calem a boca! Jesus respondeu: Eu afirmo á vocês que, se eles se calarem, as pedras gritarão! (Bíblia Sagrada) Lar. 19: 39 – 40. Como você pode ver nós temos uma ordem a cumprir, porém sempre estamos dispostos a fazer tudo o que nos for lucrativo para esta vida; empregos maravilhosos, salários milionários, mansões, carros de alto luxo, status sociais, enfim, tudo que venha nos fazer felizes e importantes nesta vida, mesmo que tudo isso seja feito muitas vezes em nome de uma boa religião; não importa quanto custa importa quanto eu ganho com tudo isso.

E assim o nosso personagem segue sua Jornada, agora sem as filhas, pois já bateram asas e voaram para longe, o que é muito normal na família, nosso personagem e, sua linda e amada esposa; chegou mesmo o dia de numa conversa intima ele confessar, você hoje está mais bonita do que quando nós nos casamos e, isso era quase trinta anos atrás.  Valeu à pena? Não.

 

P 05

Pois a partir daí o casamento começou a se desfazer; sua linda e amada esposa começou a se achar boa demais para seu velho e amado esposo, apesar de a diferença de idade ser de apenas um ano e cinco meses. Veio a separação, pois ela que começou a se achar jovem e linda demais, também começou a achar que tinha o direito de viver sua vida longe do seu velho esposo; e a partir daí eu não preciso nem dizer que ambos mergulharam cada um em seu próprio sofrimento, pois agora sim tudo estava mais perto do fim, foram-se os sonhos, a esperança, enfim qualquer raio de luz que brilhava em suas vidas agora havia se apagado. 

E assim, chegando bem perto do fim já com olhares bem escurecidos e uma vós bem cansada, bem distantes um do outro, agiram como que se perguntassem um, ao outro e, nós o que temos preparado para quem será? Amigo leitor(a), muito especialmente os mais jovens, eu espero que estas humildes linhas tenham falado com você, pois daqui a trinta anos quando alguém lhe perguntar o que tens preparado, eu espero que você possa responder positivamente.

 

 

Sem mais atenciosamente:

 

                                                              

 

                                                         Pr. Manoel Teixeira

                     Associação Teológica Renascer

                            Site: www.asotera.com / E-mail: contato@asotera.com

                                       Fone: (47) 3446-0031 /  9985-7616. (TIM)


 

 

 




Mais Matérias
:: Copyright © ASOTERA 2007 ~ Todos os Direitos Reservados ::
:: Site Desenvolvido Por Elite Y ::