Ultimas Matérias Cadastradas
Corpo, Alma e Espírito.
08:01:30 04/01/2011
O mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso corpo, alma e, espírito, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. (Bíblia Sagrada) I Tes. 5: 23.


    Corpo, Alma e Espírito.        

 

 

P 01

Estes três elementos formam uma espécie de trindade humana: O ser humano é basicamente constituído de duas substâncias; material e espiritual. A substância material é formada pelo corpo, corpo esse formado segundo as Escrituras Sagradas, de argila, barro, pó da terra em fim é realmente um bloco material. Só que esse corpo, como qualquer outro bloco de barro é um ser inanimado, conforme as Escrituras Sagradas o criador ao terminar seu trabalho, soprou no nariz da sua criação e ele alcançou vida. O que nós conhecemos como substância espiritual, segundo as Escrituras; é formado de alma e espírito. Eu já tive o desprazer de ler algo como: A alma e o espírito são tão unidos, que não se pode, separá-los, o que eu particularmente na verdade, discordo inteiramente, pois os três elementos são individuais, cada qual tem existência própria.

Pois o ser humano foi criado à imagem e semelhança de Deus, semelhança essa que dá ao homem uma espécie de direito em vários aspectos. Como nós bem sabemos, Deus é trino, Pai, Filho e, Espírito Santo e, para que se complete a nossa semelhança ao Senhor nosso Deus, necessário se faz que também sejamos trinos, não iguais a Deus, porém semelhantes. Feitos de corpo, alma e espírito e, essa semelhança acompanha o ser humano, no viver, no ser, no falar, no agir; o ser humano tem entendimento, inteligência, vontade própria, é livre de certa forma para escolher o seu destino, todos nós lembramos bem de quando o Senhor nosso Deus disse; agora façamos o homem, a nossa imagem conforme a nossa semelhança.

— Então o SENHOR Deus disse o seguinte: — Agora o homem se tornou como um de nós, pois conhece o bem e o mal. Ele não deve comer do fruto da árvore da vida e viver para sempre, não agora em pecado. (Bíblia Sagrada) Gên. 3: 22. Ele não deve comer do fruto da árvore da vida e viver para sempre, agora depois de pecar, pois com o pecado o ser humano precisa morrer para poder ressuscitar. O fato de o ser humano ser à imagem e, à semelhança do seu Criador, faz com que ele seja um ser moral, responsável pelos seus atos, capaz de compreender á Deus e ao seu semelhante e, até mesmo o mundo em que vive, tão bem.

Pois foi dado ao homem ordens para ele cultivar a terra e, administrá-la. — Assim Deus criou os seres humanos; ele os criou parecidos com Deus. Ele os criou homem e mulher e os abençoou, dizendo: — Tenham muitos e muitos filhos; espalhem-se por toda a terra e a dominem. E tenham poder sobre os peixes do mar, sobre as aves que voam no ar e sobre os animais que se arrastam pelo chão. (Bíblia Sagrada) Gên. 1: 27 – 28. Essa trindade humana nos aponta, à Bíblia Sagrada em alguns pontos o seguinte:

— O mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso corpo, alma e, espírito, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. (Bíblia Sagrada) I Tes. 5: 23. — A minha alma anuncia a grandeza do Senhor. O meu espírito está alegre por causa de Deus, o meu Salvador. Pois ele lembrou-se de mim, sua humilde serva! De agora em diante todos vão me chamar de mulher abençoada. (Bíblia Sagrada) Luc. 1: 47 – 48.

 

P 02

— Pois a palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai até o lugar mais fundo da alma e do espírito, vai até o íntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos do coração delas. (Bíblia Sagrada) Heb. 4: 12. — Por isso não reprimirei a minha boca; falarei na angústia do meu espírito; queixar-me-ei na amargura da minha alma. (Bíblia Sagrada) Jó 7: 11. — Que está na sua mão à alma de tudo quanto vive e, o espírito de toda a carne humana. (Bíblia Sagrada) Jó. 12: 10.

— Enquanto em mim houver alento e, o sopro de Deus no meu nariz, os meus lábios não falarão iniquidade. (Bíblia Sagrada) 27: 3. Meu caro leitor(a) parece que aqui tudo começou, exatamente quando a palavra nos diz que o Senhor ao terminar à sua obra prima; o ser humano lhe proporcionou à vida, soprando em seu nariz. — E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e, soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. (Bíblia Sagrada) Gên. 2: 7.

 

O corpo (em hebraico “basar”, “geuyyah”; no grego “somma”)

 

O corpo é a parte material, palpável, visível, pois é bom lembrar que sem esse corpo, o ser humano poderia muito bem existir, porém aí o seu valor não seria o mesmo. Pois o corpo é o hospedeiro de todos os sentidos, onde por meio do qual o espírito dá a vida e a alma explora todos os valores do ser humano. Afinal de contas é esse corpo que nos faz fazer parte deste mundo em que vivemos; um mundo físico; sem esse corpo nós não seriamos nada do que somos neste mundo. Esse corpo sempre fez e, fará parte do ser humano, pelo menos até a desintegração do mesmo na sepultura. A partir da desintegração deste corpo na sepultura, começa à espera pela ressurreição.

A partir de então na minha maneira de entender; na morte o espírito, volta para o Senhor nosso Deus que o deu através do sopro de vida e, a alma vai para a sepultura juntamente com o corpo, aguardar a tão esperada ressurreição. Na ressurreição aquele corpo já se desfez e, na sepultura dorme uma alma à espera de um novo corpo, que deverá ser composto da alma, que dorme o espírito que subiu para o seu Criador e um corpo glorioso que completará o ser ressuscitado. — E, se Cristo não foi ressuscitado, nós não temos nada para anunciar, e vocês não têm nada para crer. (Bíblia Sagrada) I Cor. 15: 14. Essa frase nos faz entender seguramente que a ressurreição é uma realidade e, a tão discutida reencarnação não passa de mais uma farsa, farsa essa que vem inclusive perturbando a cabeça de muita gente, por milhares de anos a fora.

O Senhor Jesus ainda nos faz lembrar de algo interessante, quando nos faz entender que os cuidados com este corpo não devem ser levado muito a sério, pois o corpo vai envelhecer e morrer de qualquer jeito. Porém precisamos cuidar mesmo é da alma, pois essa sim é a essência de toda a vida, neste corpo corruptível ou no que a de vir. — E não temais os que matam o corpo e, não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo. (Bíblia Sagrada) Mat. 10: 28. O ser humano fisicamente falando não deveria morrer, porém como já falamos em outra matéria o ser humano antes do pecado não valia muita coisa, pois só depois do pecado foi que o Senhor nosso Deus disse, o homem agora é como um de nós sabendo o bem e o mal e, só um ser com estes sentidos na verdade tem algum valor.  

 

P 03

A alma (em hebraico “nephesh”; no grego “psyshe”)

 

A palavra alma aparece com vários sentidos nas Sagradas Escrituras, tanto figurativos, como comparativos e é exatamente daí que muitas vezes aparecem interpretações tortuosas e complicadas sem nenhuma explicação. Para a nossa melhor compreensão, corpo, alma e espírito funcionam mais ou menos como uma máquina elétrica, uma máquina de lavar roupas, por exemplo. Você vai à loja e compra uma máquina de lavar roupas, chegando, em casa, você vê uma máquina, porém, não vê motor, enquanto não ligar na tomada ela não funciona, porque falta energia elétrica, até então você só vê uma máquina. A partir da hora que você ligar o pino na tomada elétrica a sua máquina começa a funcionar. Mais ou menos assim foi com a nossa criação, o Senhor nosso Deus confeccionou um corpo, colocou nele uma alma e, soprou nele um espírito de vida, então ele começou a funcionar e maravilhosamente bem.

Nós não podemos nos esquecer que na própria Bíblia Sagrada algumas vezes até mesmo animais são chamados de almas, só que nós precisamos ter o mínimo de sabedoria para lermos entendermos e separarmos uma coisa da outra. Aliás, esta é a hora de provarmos que verdadeiramente temos a mente de Cristo e, o Espírito de Deus. — Porque quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo. (Bíblia Sagrada) I Cor. 2: 16. Não podemos nos esquecer que quando o homem estava feito, estava pronto de corpo e alma, porém sem vida, pois estava faltando o terceiro elemento que o daria a vida; seria o espírito o que faria dele uma alma vivente. — Então, do pó da terra, o SENHOR formou o ser humano. O SENHOR soprou no nariz dele uma respiração de vida, e assim ele se tornou um ser vivo, ou seja, uma alma vivente.  (Bíblia Sagrada) Gên. 2: 7. 

Ainda temos aqui uma ideia do valor do espírito dando vida à alma e o corpo quando diz: — Ao que sustenta a nossa alma e, não consente que resvalem os nossos pés. (Bíblia Sagrada) Sal. 66: 9. Como você pode ver, mais uma vez, os pés fazem parte do corpo; acabamos de ver outra vez o espírito sustentando a alma e segurando o corpo. O espírito não só deu vida ao o corpo e a alma como também proporcionou dinamismo, ao ser humano. O corpo na verdade é uma espécie de cápsula que envolve a alma e o espírito, propiciando a, estes uma espécie de proteção, guarnição, conforto e assim por diante. Por outro lado a função do espírito é dar vida. A função da alma já é múltipla, pois da alma dependem todos os nossos sentidos como:

Visão, audição, olfato, tato, paladar, frio, calor, tristeza, dor, alegria, todas essas coisas fazem parte das funções da alma e não do corpo e nem do espírito. Como podemos ver entre os três elementos cada qual tem na vida do ser humano a sua função. Alguns estudiosos defendem a tese de que os animais também têm uma alma, porém menor, de menor valor, inferior a do ser humano. Eu particularmente não saberia dizer muito a esse respeito, pois nós não temos nada de concreto que nos leve a essa conclusão, tudo que temos por escrito é que os animais foram criados pela palavra de Deus como todas as outras coisas como, faça-se e, se fez.

 

P 04

— É pela fé que entendemos que o Universo foi criado pela palavra de Deus e que aquilo que pode ser visto foi feito daquilo que não se vê. (Bíblia Sagrada) Heb. 11: 3. — Assim Deus criou os grandes animais marinhos, e todas as espécies de seres vivos que em grande quantidade se movem nas águas, e criou também todas as espécies de aves que voam pelo espaço. E Deus viu que o que havia feito era bom. (Bíblia Sagrada) Gên. 1: 21. O que acabamos de ler, nos dá uma noção da diferença que há entre o ser humano e o animal irracional, vemos que o Senhor nosso Deus para todas as outras coisas Ele disse faça-se e se fez, porém em relação ao ser humano Ele disse, façamos o homem à nossa imagem conforme a nossa semelhança.

— Aí ele disse: — Agora vamos fazer os seres humanos, que serão como nós, que se parecerão conosco. Eles terão poder sobre os peixes, sobre as aves, sobre os animais domésticos e selvagens e sobre os animais que se arrastam pelo chão. (Bíblia Sagrada) Gên. 1: 26. Entre os estudiosos que defendem a teoria que os animais também têm alma e, que a alma, do animal irracional é menor que a do ser humano, também estão os que dizem que a alma do animal irracional morre juntamente com o corpo, é bom lembrar que são teorias que devem ser respeitadas. Na verdade movida pelo espírito é a alma que propicia todos os nossos movimentos, como a fala, a expressão facial, há quem diga que se cortar a língua, os dois braços, as duas pernas o ser humano ainda briga, ainda mata, ainda é capaz de destruir o mundo, porque a força dele não está no corpo e sim, na alma.

— Todos os seus pecados serão perdoados, e ele viverá porque fez o que é certo. (Bíblia Sagrada) Eze. 18: 22. — Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá. (Bíblia Sagrada) Eze. 18: 4. Mais uma vez você pode ver que, quem se aperta ou quem se libera não é nem o espírito e nem o corpo e, sim a alma. Na verdade é a alma que movida pelo espírito, nos leva a, Deus ou nos afasta de Deus, é ela quem se salva ou é ela quem se perde, pois este corpo com a morte se desfaz no pó da terra e, o espírito volta para Deus, sobra ela, a alma, para administrar a vida ou a morte. Jesus fisicamente falando era um ser humano, composto de corpo, alma e espírito como você e eu: — Agora a minha alma está perturbada; e que direi eu? Pai, salva-me desta hora; mas para isto vim a esta hora. (Bíblia Sagrada) Joã. 12: 27. — O trabalho da sua alma ele verá e, ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos: porque as iniquidades deles levará sobre si. (Bíblia Sagrada) Isa. 53: 11. 

Eu ainda não consegui entender no Senhor Jesus o Cristo, é como foi o processo da sua ressurreição, pois se nós olharmos com atenção para outras pessoas que voltaram à vida antes Dele veremos que, o processo foi diferente, como por exemplo: O filho da viúva de Sarepta, o filho da mulher de Suném, o filho da viúva de Naím: — Então orou em voz alta, assim: — Ó SENHOR, meu Deus, por que fizeste esta coisa tão terrível para esta viúva? Ela me hospedou, e agora tu mataste o filho dela! Aí Elias se deitou em cima do menino três vezes e orou deste modo: — Ó SENHOR, meu Deus, faze com que esta criança viva de novo! E o SENHOR Deus respondeu à oração de Elias. O menino começou a respirar outra vez e tornou a viver. (Bíblia Sagrada) I Rei. 17: 20 – 22.  

 

P 05

— Depois, deitou-se sobre o menino, pondo a sua boca sobre a boca dele, os olhos sobre os olhos e as mãos sobre as mãos. Quando Eliseu se deitou sobre o menino, o corpo da criança começou a esquentar. Eliseu levantou-se e andou de um lado para outro do quarto. Depois voltou e deitou-se de novo sobre o menino. Aí o menino espirrou sete vezes e abriu os olhos. Então Eliseu chamou Geazi e mandou que ele chamasse a mãe. Quando a mulher entrou, Eliseu disse: — Pegue o seu filho. (Bíblia Sagrada) II Rei. 4: 34 – 36. — Pouco tempo depois Jesus foi para uma cidade chamada Naim. Os seus discípulos e uma grande multidão foram com ele. Quando ele estava chegando perto do portão da cidade, ia saindo um enterro. O defunto era filho único de uma viúva, e muita gente da cidade ia com ela. Quando o Senhor a viu, ficou com muita pena dela e disse: — Não chore.

Então ele chegou mais perto e tocou no caixão. E os que o estavam carregando pararam. Então Jesus disse: — Moço, eu ordeno a você: levante-se! O moço sentou-se no caixão e começou a falar, e Jesus o entregou à mãe. (Bíblia Sagrada) Luc. 7: 11 – 15. Como você pode ver nesse caso, comparando com os mortos que morreram há milhares de anos, na verdade é um processo bem diferente, pois nos casos que acabamos de ler, o corpo e a alma estavam inertes, porém inteiros e saudáveis, o que aconteceu foi que o espírito de vida voltou ao corpo e a alma e, os fez voltar à vida. Tecnicamente falando o corpo humano, começa á deteriorar-se após os quatro dias do óbito e, os casos que acabamos ler eram casos de óbitos recentes. O que se nós olharmos com atenção para a ressurreição do Senhor Jesus o Cristo, veremos que não teria sido deferente: Pois além do que está escrito a respeito da sua morte e ressurreição nos evangelhos, nós ainda temos as profecias como:

— Pois não deixarás a minha alma no inferno e, nem permitirás que o teu santo veja a corrupção. (Bíblia Sagrada) Sal. 16: 10. — Por isso se alegrou o meu coração e, a minha língua exultou; e ainda a minha carne há de repousar em segurança. Pois não deixarás a minha alma no hades, nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção. (Bíblia Sagrada) Ato. 2: 26 – 27. Como acabamos de ler, o corpo de Jesus apesar de estar na sepultura, ainda estava inteiro e saudável e, aqui está mais uma prova dessa realidade. Dizendo: Convém que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores e seja crucificado, morto e, ao terceiro dia ressuscite. (Bíblia Sagrada) Luc. 24: 7. Nós não podemos nos esquecer, que o corpo do Senhor não ficou na sepultura após a ressurreição, lá não tinha nada, além do lençol com o qual Ele foi envolto ao ser sepultado.

Portanto a ressurreição do Senhor Jesus teria sido igual a dos personagens que acabamos de ler? Não há uma diferença e, onde está a diferença? — E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o “primogênito” dos mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos ama e, em seu sangue nos lavou dos nossos pecados. (Bíblia Sagrada) Ap. 1: 5. Como acabamos de ver se Ele o Senhor Jesus é o primogênito dos mortos, então a sua ressurreição não é igual a dos que acabamos ler e, sim a ressurreição do Senhor Jesus e, a dos verdadeiros cristãos que ressuscitarão no dia do Senhor, sim estas têm a mesma característica.

 

P 06

Bem meu irmão(ã) meu amigo(a), eu tenho certeza que você ainda não havia tido a oportunidade de ler tanto sobre; corpo, alma e espírito: Eu quero lembrar que tudo isto é a minha teoria, se você pensar diferente e quiser sentar e conversar sobre o assunto, estaremos aqui sempre de portas e braços aberto à sua inteira disposição. Aqui nós temos uma situação que tem complicado a cabeça de muitos, mas nós não podemos nos esquecer que a palavra parábola quer dizer tão somente comparação e, o que vamos ler agora é só uma comparação é só para termos uma ideia de como será. — E aconteceu que o mendigo morreu e, foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico e foi sepultado. (Bíblia Sagrada) Luc. 16: 22. É bom lembrar que esta mensagem faz parte de uma parábola, faz parte de uma comparação, não é real, pois a todos os seres humanos está ordenado a morte como veremos a seguir:

— E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo. (Bíblia Sagrada) Heb. 9: 27. Não podemos nos esquecer que isso é para todos, salvos ou não: — Porque haverá o grito de comando, e a voz do arcanjo, e o som da trombeta de Deus, e então o próprio Senhor descerá dos Céus. Aqueles que morreram crendo em Cristo ressuscitarão primeiro. (Bíblia Sagrada) I Tes. 4: 16. Como acabamos de ler, não tem ninguém no seio de ninguém, mas todos dormem no pó da terra, esperando o dia da ressurreição e, como agora você já sabe que o espírito na morte volta para Deus e, o corpo se deteriora, então sobrou para administrar a ressurreição o nosso terceiro elemento, a alma.

 

O espírito (em hebraico “ruach”; no grego “pneuma”). Como nós bem sabemos a presença do Espírito Santo só aparece no novo testamento, por isso temos no grego (“pneuma agion”).

 

O espírito: Aqui nós temos uma advertência em relação à diferença entre o espírito e o fôlego de vida. — Se ele pusesse o seu coração contra o homem e, recolhesse para si o seu espírito “e o” seu fôlego. (Bíblia Sagrada) Jó 34: 14. Na existência o espírito é que proporciona a respiração, dá a vida e, todos os sentidos da mesma, sem o espírito teríamos um corpo com uma alma dentro dele, porém sem vida. — Assim diz Deus, o Senhor, que criou os Céus e, os estendeu e, formou a terra e, a tudo quanto produz; que dá a respiração ao povo que nela está e, o espírito aos que andam nela. (Bíblia Sagrada) Isa. 42: 5. Bem, até aqui nos já temos um corpo, uma alma, um espírito e temos um fôlego que não é um elemento que faça parte do ser humano e sim uma ação do mesmo proporcionada pelo espírito.

Em nenhuma circunstância poderíamos dizer que o ser humano seja formado de: Corpo, alma, espírito e fôlego, pois não seria real. Eu ainda gostaria de fazer lembrar que esse espírito de vida realmente só o ser humano o tem: — Que está na sua mão à alma de tudo quanto vive e, o espírito de toda carne humana? (Bíblia Sagrada) Jó 12: 10. Já falamos antes, mas ainda quero lembrar que é o espírito que nos une a Deus ou nos afasta Dele, veja: — Mas virá o tempo, e, de fato, já chegou, em que os verdadeiros adoradores vão adorar o Pai em espírito e em verdade. Pois são esses que, o Pai quer que o adorem. Deus é Espírito, e por isso os que o adoram devem adorá-lo em espírito e em verdade. (Bíblia Sagrada) Joã. 4: 23 – 24.

 

P 07

Como você vê, sem o espírito podemos até existir sim, mas somos realmente mortos e, sem nenhum valor. — Sepultar-se-á um corpo material e, ressuscitará um corpo espiritual. Pois se há corpo natural também há corpo espiritual. (Bíblia Sagrada) I Cor. 15: 44. No original, no grego nós temos algo como: (“somma psuchikon”) = a corpo natural e (“somma pneumatikon”) = corpo espiritual. Quando aqui falamos de um corpo natural, falamos de um corpo humano completo, composto de: Corpo, alma e espírito, porém é bom lembrar que aqui já não temos mais um corpo completo, pois já lhe falta o espírito o qual com a morte voltou para o Senhor seu Deus. E quando falamos de um corpo espiritual, ai sim falamos de um corpo completo, um corpo glorificado, pronto para a vida eterna. Nós não podemos nos esquecer, que neste corpo natural, material o ser humano ainda pode escolher, viver uma vida inteiramente material ou viver materialmente e paralelamente uma vida espiritual, ou seja, uma vida que venha agradar a Deus.

— Ora o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entende-las, porque elas se discernem espiritualmente. (Bíblia Sagrada) I Cor. 2: 14. Mais uma vez, eu quero aqui lembrar, que o homem natural que não consegue entender as coisas do espírito é o homem ou a mulher sem Deus, pois todos os que alcançaram à graça de Deus, passaram a entender todos os seus mistérios, sim. — Não sabeis vós que sois o templo de Deus e, que o Espírito de Deus habita em vós? (Bíblia Sagrada) I Cor. 3: 16. Como você pode ver aqui, nós os que temos o Espírito de Deus, vivemos no espírito e assim podemos entender as coisas que são do Espírito, pois nós temos o Espírito de Deus e a mente de Cristo; quer ver? — Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? “Mas nós temos a mente de Cristo”. (Bíblia Sagrada) I Cor. 2: 16. 

Como acabamos de ver, ter a possibilidade de entender espiritualmente às coisas de Deus, não é para todos, não é para quem quer e, sim para os que alcançaram a graça de Deus e a salvação em Jesus. Eu já tive infelizmente, a oportunidade de ouvir alguém dizer o seguinte, eu sou crente só para ser salvo, mas não entendo nada dessas coisas; em outras palavras, ando com uma bíblia na mão porque dizem que é bom, mas lá onde eu congrego, eles aconselham não se ler muito, para não ficar sábio demais. Nós aqui só vamos dar uma rápida recapitulada, Jesus como Homem e Homem perfeito, fisicamente falando tinha corpo, tinha alma e tinha espírito, veja. — José foi e pediu a Pilatos o corpo de Jesus. E Pilatos mandou que o entregassem a ele. (Bíblia Sagrada) Mat. 27: 58.

— Por isso Cristo, ao entrar no mundo, disse: “Tu, ó Deus, não queres animais oferecidos em sacrifícios nem ofertas de cereais, mas preparaste um corpo para mim. (Bíblia Sagrada) Heb. 10: 5. “Tinha corpo”: — Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui e, vigiai comigo. (Bíblia Sagrada) Mat. 26: 38. O trabalho da sua alma Ele verá e, ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniquidades deles levará sobre si. (Bíblia Sagrada) Isa. 53: 11. “Tinha alma”: — Aí Jesus gritou bem alto: — Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito! Depois de dizer isso, ele morreu. (Bíblia Sagrada). Luc. 23: 46. — E Jesus clamando outra vez com grande voz redeu o espírito. (Bíblia Sagrada) Mat. 27: 50. “Tinha espírito”.

 

P 08

Em fim este corpo é o que nos mantém em contato com o mundo físico em que vivemos, sem este corpo nós simplesmente não poderíamos viver fisicamente como vivemos. Nós ainda temos uma experiência bem polêmica em apocalipse, quando nos fala sobre satanás sendo jogado para a terra, até mesmo os grandes pregadores, os grandes teólogos fazem uma confusão tremenda, com esta passagem. — O enorme dragão foi lançado fora dos Céus, ou seja, fora do Espaço. Ele é aquela velha cobra, chamada Diabo ou Satanás, que leva todas as pessoas do mundo a pecar. Ele foi jogado sobre a terra, e os seus anjos também foram jogados junto com ele. (Bíblia Sagrada) Ap. 12: 9.

Eu aqui só quero lhe fazer lembrar, que satanás é um espírito e, um espírito vai onde quer e vem quando quer, o que vai acontecer aqui é simplesmente o seguinte: Será tirado de satanás o poder de flutuar no espaço, poder esse que hoje ele tem. E ao lhe ser tirado esse  poder de flutuar, ele fica  um espírito sem um corpo físico, sem poder andar ou fazer qualquer coisa pois sem corpo é impossível; será ai que entrará o tão polêmico anticristo, emprestando o seu corpo para satanás. Como já falamos antes, a alma funciona mais ou menos como um motor elétrico em uma máquina, o motor sendo energisado faz a máquina funcionar; o corpo faz o papel da máquina, a alma faz o papel do motor, e o espírito faz o papel da energia, pois a alma movida pelo espírito faz o corpo viver, andar, falar, em fim se mover.

— E apedrejaram Estevão, que em invocação dizia: Senhor Jesus, receba o meu espírito. (Bíblia Sagrada) Ato. 7: 59.  — Portanto, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem as obras está morta. (Bíblia Sagrada) Tia. 2: 26. Quanto ao espírito, só para lembrar mais uma vez é ele quem proporciona a vida ao corpo e a alma, formando assim o ser humano, a imagem e semelhança do Senhor nosso Deus. Eu ainda quero deixar bem claro, que nós da Associação Teológica Renascer, estamos aqui à sua inteira disposição para quaisquer esclarecimentos, como já dissemos antes esta é a nossa teoria, se for possível gostaríamos de ouvir também a sua. 

 

Sem mais atenciosamente:

 

                                                          Pr. Manoel Teixeira

             Associação Teológica Renascer

                      Site: www.asotera.com / E-mail: contato@asotera.com

                                        Fone: (47) 3446-0031 / cel. 9985-7616. (TIM)


 

 

 




Mais Matérias
:: Copyright © ASOTERA 2007 ~ Todos os Direitos Reservados ::
:: Site Desenvolvido Por Elite Y ::