Ultimas Matérias Cadastradas
Lágrimas.
10:37:20 02/01/2011
E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas. (Bíblia Sagrada) Ap. 21: 4.


     Lágrimas. 

 

P 01

Quando nós lemos, que Deus limpará de seus olhos todas às lágrimas, normalmente não temos a menor ideia da quantidade de lágrimas derramadas sobre a superfície terrestre.  E Deus limpará de seus olhos todas às “lágrimas”, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas. (Bíblia Sagrada) Ap. 21: 4. Normalmente quando nós falamos de sofrimento, nos vem à cabeça o sofrimento da humanidade, como sempre, nós seres humanos legislando em causa própria. Sempre nos esquecendo que ao nosso redor existe um mundo de seres vivos que fazem parte das nossas vidas, nos servindo de meio de transporte, nos servindo de alimento, controlando o meio ambiente e, quantos seres humanos que não vivem sem um animal de estimação!

E se deixarmos um pouco o nosso egoísmo de lado e, olharmos ao nosso redor, teremos a oportunidade de ver animais irracionais mergulhados em tanto sofrimento que chega a nos dar vergonha de sermos chamados de seres humanos. E por incrível que passa parecer não sou eu, um humilde escritor do século vinte e um, que descobriu tal coisa não, o grande missionário Apóstolo Paulo há dois mil anos atrás, já nos chamava a atenção para esta realidade. Porque sabemos que toda a criação “geme” e está juntamente com dores de parto até agora. (Bíblia Sagrada) Rom. 8: 22.  Eu por exemplo fiquei aterrorizado, quando li em um livro que tem por título (AURORA da CIVILISAÇÃO) uma história sobre um determinado rei egípcio, mandando um presente para o seu então colega e futuro cunhado rei de Babilônia. O humilde presentinho constava de um pacotinho de ouro pesando apenas noventa toneladas, ou seja, noventa mil quilos de ouro.

O que me chamou a atenção e me deixou aterrorizado, foi o transporte desse material, as costas de homens escravos e, lombos de animais; enfrentando rios, sem qualquer meio de transporte fluvial, desertos, montanhas, sol escaldante, sede, fome, escravidão, para você que não tem noção de transporte, seria o mesmo que três carretas carregadas com três toneladas de excesso de peso, cada uma. Porém eu sei que você está feliz em saber que tudo neste mundo acaba tendo um final feliz, como tudo esse transporte também acabou bem, o pessoal chegou, largou a carga e voltou aliviado do sofrimento. Você quer saber o que me chamou a atenção? O Rei Nabucodonosor de Babilônia, não aceitou o presentinho, alegando que sua irmã já havia casado com outro e seria injusto ele aceitar o presente. 

E assim lá vem os nossos antepassados, juntamente com seus colegas de sofrimento, cavalos, burros, tal vez camelos tudo isso debaixo de muita escravidão e muitas pauladas de vez em quando, trazendo de volta todo aquele peso. São poucas as pessoas que passam e veem um pobre cachorro amarrado com um pedaço de corda lá nos fundos do quintal, perto dele tem um recipiente de água, que já não tem água faz muito tempo, no lugar da água tudo que ainda tem é muita sujeira, tem um recipiente para colocar ração, sempre vazio e, virado de boca para baixo.  Porém, são poucas as pessoas que veem tal coisa e sentem alguma sensibilidade, normalmente nós achamos que cachorro é assim mesmo. E assim lá vai a criação, gemendo e morrendo de tanto sofrimento.

 

P 02

Mas o mais triste de tudo isso, é que por incrível que possa parecer, o maior sofrimento de toda a criação acaba sendo causado pelos seres humanos, dotados de inteligência. Lágrimas, até quando veremos a criação derramado lágrimas! Só que, por incrível que possa parecer, ainda existe alguém muito especial preocupado com as nossas lágrimas, eu sei que não parece ser real, mas o Deus de toda a criação não deixa cair nenhuma lágrima sem que Ele veja. Houve em Israel do passado, com o país já dividido, no então estado de Judá, um Rei que procurava viver e andar com o mínimo de retidão na presença de Deus o seu Criador. Naqueles dias, adoeceu Ezequias de morte; e o profeta Isaías, filho de Amoz, veio a ele e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Ordena a tua casa, porque morrerás e não viverás. Ah! SENHOR! Sê servido de te lembrar de que andei diante de ti em verdade e com o coração perfeito e fiz o que era reto aos teus olhos.

E “chorou Ezequias muitíssimo”. Volta e dize a Ezequias, chefe do meu povo: Assim diz o SENHOR, Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração e vi as tuas “lágrimas”; eis que eu te sararei; ao terceiro dia subirás à Casa do SENHOR. (Bíblia Sagrada) II Rei. 20: 1, 3, 5. Como você acabou de ler chegou o dia do aperto e, o Senhor Deus que nos criou e cuida de nós, não pergunta a quem quer que seja o que deve fazer, pois Ele é Deus Ele é soberano, por outro lado com toda aquela soberania Ele ainda tem a maior sensibilidade para conosco. Viveu no passado, lá por volta de mil e quinhentos anos antes de Cristo, numa região conhecida como Pércia, Média, o que seria mais ou menos hoje onde está instalado o pais conhecido como Irã, um homem chamado Jó.

Um homem temente a Deus, um homem que procurava viver e andar com retidão na presença de Deus. Porém, como todo bom colaborador, Jó também precisou provar os seus valores demonstrando sua fé em um Deus que não se pode ver, porém pode-se provar que Ele existe. E nessa prova ele teve que investir tudo o que tinha, suas propriedades, seus filhos, sua amada esposa e finalmente sua saúde. Finalmente chegando ao fundo do poço, quando já não havia mais nada para se perder, nós temos a triste oportunidade de ouvir ou melhor de ler quando o nosso amado Patriarca diz: Os meus amigos são os que zombam de mim; os meus olhos se desfazem em “lágrimas” diante de Deus. (Bíblia Sagrada) Jó 16: 20. O segundo rei de Israel, o grande Rei Davi, também de vez em quando mergulhava em cada buraco, que parece que até ele sentia pena de si mesmo, veja ai à choradeira do grande homem de Deus.

Volta-te, SENHOR, livra a minha alma; salva-me por tua benignidade.  Porque na morte não há lembrança de ti; no sepulcro quem te louvará? Já estou cansado do meu gemido; toda noite faço nadar a minha cama; molho o meu leito com as minhas “lágrimas”. (Bíblia Sagrada) Sal. 6: 4 – 6. Ouve, SENHOR, a minha oração, e inclina os teus ouvidos ao meu clamor; não te cales perante as minhas “lágrimas”, porque sou para contigo como um estranho, e peregrino como todos os meus pais. (Bíblia Sagrada) Sal. 39: 12. E ai está mais uma vez o grande Rei Davi, o nosso grande herói se desfazendo em lágrimas. Eu conheço gente, que falar em morte perto dele ou dela, é o mesmo que procurar uma briga, pois eles alegam que gostam tanto da vida que não querem nem ouvir falar em morte. Na verdade o que acontece com pessoas assim, não é o fato de eles gostarem

 

P 03

tanto da vida e sim o medo de morrer e não terem certeza do que acontecerá depois. Meu caro leitor(a) eu perguntaria, quantas vezes você já chorou? Pois eu sou bem sincero, já não sei se esta vida ainda vale à pena, todavia temos uma missão a cumprir e por isso ficaremos aqui até que o Senhor nosso Deus recolha de nós os nossos espíritos e, os nossos corpos desçam à sepultura. Muitas vezes ainda temos que ouvir críticas dessa natureza, pessoas mal informadas sobre as coisas de Deus acham que só pelo fato de pronunciarmos o nome de Deus temos o direito de vivermos regaladamente, quando a Bíblia Sagrada nos ensina exatamente ao contrário.

E também todos os que puramente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições. (Bíblia Sagrada) II Tim. 3: 12. E aqui mais uma vez o grande Rei Davi lamentando, pois o mundo em que vivemos é na verdade um mundo de dor e sofrimento. As minhas “lágrimas” servem-me de mantimento de dia e de noite, porquanto me perguntam constantemente: Onde está o teu Deus? (Bíblia Sagrada) Sal. 42: 3. Pois tenho comido cinza como pão e misturado com “lágrimas” a minha bebida, por causa da tua ira e da tua indignação, pois tu me levantaste e me arremessaste. (Bíblia Sagrada) Sal. 102: 9 – 10.

Aqui, nós temos a oportunidade de ver lágrimas de desobediência, nós temos visto muita gente pregando que Deus é amor, porém esquecendo-se que realmente Deus é amor, mas também é justiça. Porque tu, Senhor, livraste a minha alma da morte, os meus olhos das “lágrimas” e os meus pés da queda. (Bíblia Sagrada) Sal. 116: 8. Aqui o salmista agradece ao seu Criador, pelo fato de não ter sido obrigado a chorar, na verdade esta vida é assim mesmo depois de tanto choro, não ser obrigado a chorar já é uma vitória. E assim temos mais uma excelente informação: Os que semeiam em “lágrimas” colherão com alegria. (Bíblia Sagrada) Sal. 126: 12.

Eclesiastes, o pregador, um orador, homem de assembleia, em fim um sábio observador, que um dia parou para observar o comportamento dos seres humanos mal tratados, então ele viu o quanto choram aqueles que vivem debaixo dos pés dos que podem mais. Então estarrecido ele falou: Depois, voltei-me e atentei para todas as opressões que se fazem debaixo do sol; e eis que vi as “lágrimas” dos que foram oprimidos e dos que não têm consolador; e a força estava da banda dos seus opressores; mas eles, os pobres e oprimidos não tinham nenhum consolador. (Bíblia Sagrada) Ecl. 4: 1. Voltando um pouco ao nosso começo, relembramos o que nos dizia o grande Apóstolo Paulo, toda a criação geme e chora pela opressão que sofre todos os dias. Pois nós não podemos nos esquecer que, lágrimas, ainda é o nosso tema.

Aniquilará a morte para sempre, e assim enxugará o Senhor JEOVÁ as “lágrimas” de todos os rostos, e tirará o opróbrio (desonra, vergonha) do seu povo de toda a terra; porque o SENHOR o disse. (Bíblia Sagrada) Isa. 25: 8. Por outro lado eu costumo dizer o seguinte, nem todo dia chove, depois da chuva sempre vem o sol, e o mesmo Deus que muitas vezes permite que passemos por um vale de lágrimas, também poderá nos esperar do outro lado do vale tendo em suas Mãos uma toalha limpa e seca de vez em quando. Foi o que você acabou de ler com o profeta Isaias, chegará o dia em que o Senhor nosso Deus enxugará todas as nossas lágrimas. E, se isso não ouvirdes, a minha alma chorará em lugares ocultos, por causa da vossa soberba;

 

P 04

e amargamente chorarão os meus olhos e se desfarão em “lágrimas”, porquanto o rebanho do SENHOR foi levado cativo. (Bíblia Sagrada) Jer. 13: 17. E, ai está o profeta Jeremias, um grande homem de Deus, Jeremias, aproximadamente lá pelo ano seiscentos antes de Cristo, quando praticamente toda a Nação judaica foi levada cativa para Babilônia, ele também foi levado até a presença do Rei Nabucodonosor o qual o libertou e lhe deu permissão para habitar em qualquer parte da terra que ele quisesse. E Jeremias assim saiu da presença do Rei, mais uma vez derramando lágrimas, desta vez exclusivamente pelo seu povo. Porém, chegou o dia em que o Senhor Deus Todo-Poderoso chamou Jeremias e, o repreendeu dizendo, pare de chorar, pois o sofrimento do seu povo está acabando, mais um pouco e Eu o Senhor Deus de Israel trarei o povo de volta para a sua terra.

Assim diz o SENHOR: Reprime a voz de choro, e as “lágrimas” de teus olhos, porque há galardão (recompensa) para o teu trabalho, diz o SENHOR; pois eles voltarão da terra do inimigo. (Bíblia Sagrada) Jer. 31: 16. E então parece que eu vejo, o grande homem de Deus agora chorando, porém de felicidade pelo seu povo. Já se consumiram os meus olhos com “lágrimas”, turbada está a minha alma, o meu coração se derramou pela terra, por causa do quebrantamento da filha do meu povo; pois desfalecem os meninos e as crianças de peito pelas ruas da cidade. (Bíblia Sagrada) Lam. 2: 11.

O arado passara sobre a cidade e o templo de Jerusalém; seu povo orgulhoso fora humilhado ao pó, e espalhado aos quatro ventos dos Céus. Setenta mil de sua nação derrotada foram levados a Roma por Tito. Havendo-lhe ornado o triunfo, foram eles divididos em três classes: as mulheres e as crianças de até dezesseis anos foram vendidas como escravos pelos preços mais miseráveis. O Senhor Jesus foi vendido por trinta moedas de prata; após o triunfo de Tito, podia-se comprar trinta judeus por apenas uma dessas moedas. Alguns dos homens foram enviados ao Egito para trabalhar nas marmoreiras, mas a grande maioria ficou para trabalhar na construção do maldito Coliseu. O número é variavelmente estimado entre trinta e, cinquenta mil. Assim, os muros daquele poderoso emblema de tudo o que há de triste e horrível foram cimentados com as lágrimas de um povo decaído.

 

A. J. O'Reilly, Os Mártires do COLISEU; capítulo dois (2) página quinze (15)

 

Era exatamente aqui que o homem de Deus via as mulheres de seu povo sendo desgraçadas e, suas crianças arrastadas como filhotes de porcos pelas ruas de Roma e as cidades para as quais foram vendidas como escravas. Lançaram sorte sobre o meu povo, trocaram um menino por uma prostituta, e uma menina por um copo de vinho, para beberem. (Bíblia Sagrada)  Joel 3: 3. Mas o Senhor, o Deus de Israel, o Deus que fundou o Universo, que criou os Céus a Terra e, todas às maravilhas que você conhece, já havia alertado o seu povo por muitas vezes que isso lhes aconteceria se ele, o povo não se convertesse ao Senhor seu Deus. Ainda fazeis isto: cobris o altar do SENHOR de “lágrimas”, de choros e de gemidos; de sorte que ele não olha mais para a oferta, nem a aceitará com prazer da vossa mão. (Bíblia Sagrada) Mal. 2: 13. 

 

P 05

Um pouco antes, o Profeta Malaquias alertava o povo dizendo o seguinte: Vocês agem como alguém tentando comprar a salvação, tentando comprar a moral do seu Deus, isso com ofertas, sacrifícios, choros, lágrimas, flores, presentes ou coisas do gênero. Meu caro leitor(a), o Deus que eu conheço não quer o seu dinheiro, como alguns estão pregando, Ele não quer a sua casa, o seu carro, não, Ele o Único e Verdadeiro Deus, de você Ele só quer uma coisa toda especial; VOCÊ! Mesmo porque na presença de Deus os seus bens materiais só terão algum valor, quando forem santificados, por você, pela sua fé em Cristo Jesus, os seus bens materiais só terão algum valor quando você lá do meio da multidão levantar a sua mão e gritar (SENHOR) eu também estou aqui, eu também quero aceitar á Jesus, o Cristo como meu Único e suficiente salvador.

Enquanto nós não entramos pelo caminho que é Jesus, nenhum dos nossos sacrifícios como, andar morto de fome com os joelhos no chão e, com uma cruz nas costas, levar um, certo valor em dinheiro conhecido como dízimo, ofertas, doações em fim, tudo isso será apenas mais um presente de ser humano para ser humano. Foi o que você acabou de ler com o Profeta Malaquias, o Senhor Deus através do Profeta reclamando do que o seu povo fazia, trazendo ofertas, dízimos, flores, presentes muito choro muitas lágrimas e, no entanto, um coração vazio para com o seu Criador.  E logo o pai do menino, clamando, com lágrimas, disse: Eu creio, Senhor! Ajuda a minha incredulidade. (Bíblia Sagrada) Mar. 9: 24.

Aqui nós já temos a oportunidade de ver alguém agindo com responsabilidade, com humildade, com o mínimo de fé, mas colocando-se na direção de Deus. O pai aflito sobre o qual acabamos de ler, não trouxe para Jesus nenhum valor monetário, porém trouxe tudo o que tinha, a sua humilde fé. Eu não quero dizer aqui, que quando você estiver dentro de uma organização eclesiástica, (uma Igreja) sendo abençoado por Deus e a organização precisar da sua ajuda, você não deva colaborar, não, não é nada disso, eu só estou tentando fazê-lo saber que sacrifícios não salvam, não curam, em fim não resolvem problema de ninguém.  

E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com “lágrimas”, e enxugava-lhes com os cabelos da sua cabeça e beijava-lhe os pés, e ungia-lhes com o unguento. (Bíblia Sagrada) Luc. 7: 38.  E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa e, não me destes água para lavar os pés; mas esta regou-me os pés com “lágrimas” e os enxugou com os seus cabelos. (Bíblia Sagrada) Luc. 7: 44.

Mais uma mulher chorona, desta vez temos a oportunidade de ver e ouvir alguém chorando e, vemos que realmente valeu a pena, o choro dessa mulher não era apenas mais um choro, pois enquanto ela chorava derramava aos Pés do Senhor suas lágrimas, seu coração, sua alma, sua vida, basta você ver o resultado quando o Senhor diz, os teus pecados estão perdoados. Portanto, vigiai, lembrando-vos de que, durante três anos, não cessei, noite e dia, de vos aconselhar, muitas vezes com “lágrimas”, a cada um de vós. (Bíblia Sagrada) Ato. 20: 31. Porque, em muitas tribulações e angústias no coração, vos escrevi, com muitas “lágrimas”, não para que vos entristecêsseis, mas para que conhecêsseis o amor que abundantemente vos tenho. (Bíblia Sagrada) II Cor. 2: 24.

 

P 06

Na verdade parece que quando nós empreendemos uma jornada na presença de Deus, o que acaba não faltando são lágrimas. E assim aqui, nós temos mais uma oportunidade de ver um grande homem de Deus fazendo o seu trabalho com lágrimas nos olhos. Pois fazer uma obra missionária, há dois mil anos atrás, enfrentando leões, forcas, cruzes, escravidão, não é difícil de se imaginar o volume de lágrimas que um homem como o Apóstolo Paulo derramou durante a sua jornada.  E ai, pode-se imaginar lágrimas por diversas razões, lágrimas de fome, de sede, de tristeza, de dor, de saudade, e muitas lágrimas de felicidade também.

Dou graças a Deus, a quem, desde os meus antepassados, sirvo com uma consciência pura, porque sem cessar faço memória de ti nas minhas orações, noite e dia; desejando muito ver-te, lembrando-me das tuas “lágrimas”, para me encher de gozo; trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em teus antepassados, e estou certo de que também habita em ti. (Bíblia Sagrada) II Tim. 1: 3 – 5.

Como já falamos antes, aqui nós temos a oportunidade ver o nosso amado Apóstolo Paulo regozijando-se das lágrimas de Timóteo, seu grande amigo, colega de ministério, também Pastor eclesiástico e, filho na fé. É o que estou tentando dizer, lágrimas é mais ou menos como uma moeda, às vezes também tem dois lados. O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e “lágrimas”, orações e súplicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia. (Bíblia Sagrada) Heb. 5: 7. Desta vez podemos ler algo sobre o que há de mais importante, em matéria de lágrimas, pois nem mesmo o próprio Filho de Deus escapou de derramá-las.

Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que, com “lágrimas”, o buscou. (Bíblia Sagrada) Heb. 12: 17. Aqui está à última citação da Bíblia Sagrada sobre lágrimas de desespero, vemos aqui Esaú, o homem que nasceu patriarca da fé e, trocou sua ilustre posição por um prato de comida. A história nos conta que ele derramou muitas lágrimas numa tentativa desesperada de recuperar sua posição, porém não conseguiu. Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede; nem sol nem calma alguma cairá sobre eles, porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará e lhes servirá de guia para as fontes das águas da vida; e Deus limpará de seus olhos toda “lágrima”. (Bíblia Sagrada) Ap. 16: 16 – 17. 

E Deus limpará de seus olhos toda “lágrima”, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas. (Bíblia Sagrada) Ap. 21: 4. Como falamos no começo, este mundo realmente pode ser um vale de lágrimas, todavia do outro lado encontraremos Alguém muito especial com uma toalha seca e limpa nas Mãos a nossa espera. O seu nome é: Senhor Deus dos Exércitos – O Pai, o Filho e, o Espírito Santo. Que estas humildes linhas possam iluminar seu coração.

 

Sem mais atenciosamente:

                                                Pr. Manoel Teixeira

              Associação Teológica Renascer

                           Site: www.asotera.com  /  E-mail: contato@asotera.com

                                      Fone: (47) 3446-0031 / 9985-7616. (TIM)


 




Mais Matérias
:: Copyright © ASOTERA 2007 ~ Todos os Direitos Reservados ::
:: Site Desenvolvido Por Elite Y ::