Ultimas Matérias Cadastradas
Era só uma Mentira!
07:40:33 31/12/2010
Filhos dos homens, até quando convertereis a minha glória em infâmia? Até quando amareis a vaidade e buscareis a mentira? (Bíblia Sagrada) Sal. 4: 2.

 


     Era só uma mentira!

 

      Sua majestade o Rei Saul.

 

P01

Eu particularmente, há tempos venho falando que esse negócio de fé realmente é coisa meio para louco, pois nos falaram de um, tal de Jesus Cristo que eu não conheci, falaram, que Ele nasceu, mas eu não vi, falaram que Ele cresceu e tornou-se homem, porém, eu nunca vi o cara. Dizem que por razões políticas, religiosas em fim por defender ideais diferentes de sua sociedade Ele foi preso, julgado e condenado à morte e, morte de cruz. Falam ainda, que Ele foi sepultado e, três dias após ressuscitou, verdade é que eu não vi nada disso acontecer. E ai às vezes eu falo que esse negócio de fé é coisa meio para louco e, têm gente que briga comigo, por favor, dê uma olhadinha no que diz a sua Bíblia Sagrada:

— Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela “loucura” da pregação do evangelho. (Bíblia Sagrada) I Cor. 1: 21. Porém se nós olharmos com atenção para as Sagradas Escrituras, veremos umas coisas bem espantosas. Se levarmos em conta o quanto é difícil de crermos em histórias aparentemente tão absurdas e, no entanto veremos pessoas que largaram tudo e, entraram de cabeça numa vida de fé e depois de graça deixaram tudo escorrer pelo meio dos dedos como areia fina. Ainda falando de fé, é bom lembrar que ela é algo realmente invisível, porem consistente e segura.

— Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem. (Bíblia Sagrada) Heb. 11: 1. Como você pode ver fé não é coisa que se assiste na televisão, porém para se conhecer a Deus ela é ponto obrigatório e, ai muitas vezes começa a parecer loucura. Isso porque sem fé é impossível agradar a Deus: — Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador (recompensador) dos que o buscam. (Bíblia Sagrada) Heb. 11: 6. Ainda nas Escrituras Sagradas, lá no Antigo Testamento, nós temos a história de sua majestade o Rei Saul, o primeiro rei de Israel, o homem foi tirado do nada para tornar-se um grande rei e, quando tinha tudo nas mãos deixou fugir como água pelo meio dos dedos.

— Este tinha um filho, cujo nome era Saul, jovem e tão belo, que entre os filhos de Israel não havia outro homem mais belo do que ele; desde os ombros para cima, sobressaía a todo o povo. (Bíblia Sagrada) I Sam. 9: 2.

Como você pode ver, o cara começou realmente com tudo o que tinha direito, era jovem, trabalhador, simpático, inteligente, obediente, colaborador e, ainda tinha estatura e beleza. E aqui logo à frente você poderá ver um pouco mais do perfil do jovem, sendo preparado para reinar. — E perderam-se as jumentas de Quis, pai de Saul; pelo que disse Quis a Saul, seu filho: Toma agora contigo um dos moços, levanta-te, e vai a buscar as jumentas. (Bíblia Sagrada) I Sam. 9: 3. Como já falamos antes, o moço era trabalhador, preocupado com os negócios da família e, parecia ostentar fé no Senhor seu Deus. — (Antigamente em Israel, indo qualquer consultar a Deus, dizia assim:

 

P 02

Vinde, e vamos ao vidente; porque ao profeta de hoje antigamente se chamava vidente). Então, disse Saul ao moço: Bem dizes; vem, pois, vamos. E foram-se à cidade onde estava o homem de Deus. (Bíblia Sagrada) I Sam. 9: 9 – 10. O moço era uma pessoa comum e normal como qualquer outro de sua idade, ao que tudo aparenta vivia com a família normalmente. Mas a História Sagrada nos conta, que num desses dias, uns animais de carga da família desapareceram e, o jovem foi pelo senhor seu pai encarregado de ir em busca dos animais perdidos. Porém, o Senhor seu Deus nisso já estava preparando o governador para o seu povo, para Israel. Saul saiu em busca dos animais, porém não os encontrou, então lembrou-se que naquela região havia um profeta Deus e, resolveu consultá-lo.

— E, subindo eles pela subida da cidade, acharam umas moças que saíam a tirar água; e perguntaram-lhes: Está cá o vidente? E elas lhes responderam e disseram: Sim, eis aqui o tens diante de ti; apressa-te, pois, porque hoje veio à cidade; porquanto o povo tem hoje sacrifício no alto. Entrando vós na cidade, logo o achareis, antes que suba ao alto para comer; porque o povo não comerá até que ele venha, porque ele é o que abençoa o sacrifício, e depois comem os convidados; subi, pois, agora, que hoje o achareis. Subiram, pois, à cidade; e, vindo eles no meio da cidade, eis que Samuel lhes saiu ao encontro, para subir ao alto. (Bíblia Sagrada) I Sam. 9: 11 – 14.

Se você meu caro leitor(a), observar com atenção, verá como o Senhor nosso Deus trabalha nas nossas vidas com tanto cuidado, que chega muitas vezes a nos surpreender e, na vida daquele moço não foi diferente. Pois ao encontrar o Profeta, o homem de Deus a quem eles estavam procurando, Saul descobriu que o Profeta por ordem de Deus já os esperava. — Porque o SENHOR o revelara aos ouvidos de Samuel, um dia antes que Saul viesse, dizendo: Amanhã, a estas horas, te enviarei um homem da terra de Benjamim, o qual ungirás por capitão sobre o meu povo Israel, e ele livrará o meu povo da mão dos filisteus; porque tenho olhado para o meu povo, porque o clamor chegou a mim. E, quando Samuel viu Saul, o SENHOR lhe disse: Eis aqui o homem de quem tenho falado. Este dominará sobre o meu povo. (Bíblia Sagrada) I Sam. 9: 15 – 17.

Olhando nós assim, história como esta não parece real, porém o que muitas vezes não é mesmo real são as nossas atitudes para com Deus e, isso teremos a oportunidade de ver no decorrer deste episódio. — E, descendo eles para a extremidade da cidade, Samuel disse a Saul: Dize ao moço que passe adiante de nós (e passou); porém, tu esperas e, te farei ouvir a palavra de Deus. (Bíblia Sagrada) I Sam. 9: 27. Então, tomou Samuel um vaso de azeite e, lho derramou sobre a cabeça, o beijou e disse: Porventura, te não tem ungido o SENHOR por capitão sobre o seu povo, à sua herança? (Bíblia Sagrada) I Sam. 10: 1.

E assim aqui o Estado de Israel já tinha o seu primeiro Rei, chegou o dia da festa da coroação e, já começaram os primeiros problemas a aparecer. — E, fazendo chegar à tribo de Benjamim pelas suas famílias, tomou-se a família de Matri; e dela se tomou Saul, filho de Quis; e o buscaram, porém não se achou. Então, tornaram a perguntar ao SENHOR se aquele homem ainda viria ali. E disse o SENHOR: Eis que se escondeu entre a bagagem. E correram e o tomaram dali.

 

P 03

E pôs-se no meio do povo e era mais alto do que todo o povo, desde o ombro para cima. Então, disse Samuel a todo o povo: Vedes, a quem o SENHOR já tem elegido? Pois em todo o povo não há nenhum semelhante a ele. Então, jubilou todo o povo, e disse: Viva o rei! (Bíblia Sagrada) I Sam. 10: 21 – 24. Como acabamos de ver, parece que o homem já não começou muito bem, pois um homem com todo aquele valor começou se escondendo como um rato qualquer. Mas isso ainda não é nada, o pior está para vir, pois quando nós não nos colocamos na direção de Deus parece que tudo realmente tem que dar errado.

O Príncipe em questão saiu dali com uma coroa na cabeça um cetro na mão, um País em crise, uma nação explorada e muito sofrida, montou um exercito e saiu lutando e vencendo, na verdade fez grandes proezas, como um bom soldado, como general, como governante, como um grande Rei. Enfim, se você procurar conhecer melhor a história, verá que Saul foi responsável por grandes batalhas e, muitas vitórias para o seu Pais e para a sua Nação. Se nós olharmos para os nossos dias, rodeados que somos de testemunhos de histórias do passado, ainda nos pegamos achando que somos capazes de sobreviver por conta própria, esquecendo-nos que nem mesmo o ar que respiramos nos pertence.

E assim estamos sempre nos esquecendo de obedecer cada regra que nos é imposta, e o resultado geralmente é desolador. Em seguida veremos que o tão importante Rei Saul, acabou esquecendo-se que a ele havia sido confiado o cargo de Rei e, não de Sacerdote. Nas Igrejas evangélicas nós vemos muito isso acontecer, o irmãozinho foi chamado por Deus para evangelizar, para fazer um trabalho missionário, mas isso dentro da organização não dá státus, não dá um bom salário, não faz o cara ser importante, então ele fica tentando ser pastor a qualquer preço mesmo que isso custe o couro das ovelhas. E ai você verá, o consagrado Rei Saul metendo os pés pelas mãos e selando assim o seu próprio destino, a sua própria condenação.

— E esperou sete dias, até ao tempo que Samuel determinara; não vindo, porém, Samuel a Gilgal, o povo se espalhava dele. Então, disse Saul: Trazei-me aqui um holocausto e ofertas pacíficas. E ofereceu o holocausto. E sucedeu que, acabando ele de oferecer o holocausto, eis que Samuel chegou; e Saul lhe saiu ao encontro, para o saudar. Então, disse Samuel: Que fizeste? Disse Saul: Porquanto via que o povo se espalhava de mim, e tu não vinhas nos dias aprazados, e os filisteus já se tinham ajuntado em Micmás, eu disse: Agora, descerão os filisteus sobre mim a Gilgal, e ainda à face do SENHOR não orei; e forcei-me e ofereci holocausto. Então, disse Samuel a Saul:

Agiste nesciamente (ignorante-mente) e não guardaste o mandamento que o SENHOR, teu Deus, te ordenou; porque, agora, o SENHOR teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre. Porém, agora, não subsistirá o teu reino; já tem buscado o SENHOR para si um homem segundo o seu coração e já lhe tem ordenado o SENHOR que seja chefe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o SENHOR te ordenou. (Bíblia Sagrada) I Sam. 13: 8 – 14. Por incrível que possa parecer, eu particularmente lamento esse ocorrido ainda hoje, pois estava ai alguém com tudo para dar certo e, lamentavelmente errou e não teve como voltar atrás. Porém o Senhor Deus ainda parece ter tentado amenizar a situação do Rei Saul:

 

P  04

— Vai, pois, agora, e fere a Amaleque, e destrói totalmente tudo o que tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até a mulher, desde os meninos até aos de peito, desde os bois até as ovelhas e desde os camelos até aos jumentos. (Bíblia Sagrada) I Sam. 15: 3.  Mas parece que aquela história de, o pau que nasce torto, não tem jeito morre torto, realmente funciona. E assim mais uma vez o nosso personagem tem nas mãos uma rica oportunidade de reconciliar-se e, não consegue fazer uso da mesma, metendo mais uma vez os pés pelas mãos e estragando tudo de novo. Do nosso amigo, do irmão, da esposa, do esposo, do filho, do pai, da mãe geralmente nós costumamos abusar da sua paciência, prometemos e não cumprimos, recebemos uma ordem e não a executamos, em fim vamos fazendo e vivendo ao nosso próprio bel prazer.

Talvez o nosso personagem em casa com a família até estivesse acostumado a agir assim, porém ele o rei não conhecia o Deus que o escolheu e lhe ordenou; vá e faça. Isso acontece muitas vezes com você e eu, nós estamos mal acostumados e, além disso, em alguns casos não procuramos conhecer o Deus que julgamos servir. — Então, feriu Saul os amalequitas, desde Havilá até chegar a Sur, que está defronte do Egito. (Tomou vivo a Agague, rei dos amalequitas); porém a todo o povo destruiu a fio de espada. E Saul e o povo pouparam Agague, o melhor das ovelhas, dos bois, os animais gordos, os cordeiros, e o melhor que havia não os quiseram destruir totalmente; porém toda coisa vil e desprezível destruíram.

Então, veio à palavra do SENHOR a Samuel, dizendo. Arrependo-me de haver constituído Saul rei, porquanto deixou de me seguir e não executou as minhas palavras. Então, Samuel se contristou e toda a noite clamou ao SENHOR. (Bíblia Sagrada) I Sam. 15: 7 – 11. Como acabamos de ver, parece que depois que o ser humano erra, ele perde todo o entendimento, então ele sai em busca de solução e a cada passo encontra mais problemas. E aqui se você observar com atenção, verá que com sua majestade o Rei Saul não foi diferente, ao invés de relembrar seus erros passados e, se programar com honra para o futuro, pelo contrário, ele continuou errando e agravando os seus erros.

E o Senhor Deus de que estamos falando o tempo todo, continua dizendo: — Eu amo aos que me amam e, os que de madrugada me buscam me acharão. (Bíblia Sagrada) Pro. 8: 17. Se você não quiser ser odiado por Deus, não tente enganá-lo e, nem desobedecê-lo, pois quando Ele diz, eu amo aos que me amam já está dizendo eu odeio os que me desobedecem. — Adúlteros e, adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?

Antes, dá maior graça. Portanto, diz: Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes. Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai o coração. (Bíblia Sagrada) Tia. 4: 4 – 8. Talvez seja por isso que o profeta Malaquias ainda nos diz: — Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não o serve. (Bíblia Sagrada) Mal. 3: 18.

 

P 05

Infelizmente no mundo de hoje, nós ainda temos o desprazer de ver pessoas estúpidas andando de joelhos no chão, mortos de fome e, com uma cruz nas costas como forma de sacrifício e, tudo isso porque os grandes religiosos dizem que isso agrada a Deus. — Pelo que Saul disse a Davi: Eis que Merabe, minha filha mais velha, te darei por mulher; sê-me somente filho valoroso e guerreia as guerras do SENHOR  (Porque Saul dizia consigo: Não seja contra ele a minha mão, mas, sim, as maãos dos filisteus). (Bíblia Sagrada) I Sam. 18: 17. E falou Saul a Jônatas, seu filho, e a todos os seus servos para que matassem Davi. Porém Jônatas, filho de Saul, estava mui afeiçoado a Davi. (Bíblia Sagrada)  I Sam. 19: 1. E aqui você tem mais uma oportunidade de ver o nosso ilustre personagem, tentando cometer mais um crime bárbaro. Tentando tirar a vida daquele que lhe acalmava o espírito nas horas de tormento e, este era nada mais nada menos que o grande rei Davi.

Tem mesmo hora que parece que Deus nos esquece, e temos a impressão de podermos prosseguir com as nossas atrocidades pela a vida a fora; porém é sempre bom lembrar, com o Senhor nosso Deus há uma hora para todas as coisas. — E os filisteus apertaram com Saul e seus filhos e mataram Jônatas, Abinadabe, e Malquisua, filhos de Saul. E a peleja se agravou contra Saul, e os flecheiros o alcançaram; e muito temeu por causa dos flecheiros. Então, disse Saul ao seu pajem de armas: Arranca a tua espada e atravessa-me com ela, para que, porventura, não venham estes incircuncisos, e me atravessem, e escarneçam de mim. Porém o seu pajem de armas não quis, porque temia muito; então, Saul tomou a espada e se lançou sobre ela. (Bíblia Sagrada) I Sam. 31: 2 – 4. Em Deus à uma hora para todas as coisas e, infelizmente como você acabou de ver essa hora chegou também para sua majestade o Rei Saul.

 

O Homem de Deus que veio de Judá.

 

Num passado razoável-mente distante nós tivemos a oportunidade de ler uma história interessante sobre um personagem bíblico. A história nos conta que ao Israel se dividir e, se tornar em dois reinos, norte e sul, o rei Jeroboão representando Samaria o então reino norte, programava uma festa, uma espécie de inauguração. E para isso construiu um altar, onde seriam celebrados os sacrifícios, só que o Senhor nosso Deus que sabe todas as coisas, sabia que as intenções do rei não seriam agradáveis aos seus olhos; e providenciou logo uma forma de alertar ao rei e os seus súditos sobre a tão esperada festa.

Chamou um de seus profetas de confiança e, lhe ordenou uma viagem dizendo o seguinte, vá à Samaria e profetiza contra um altar que você irá encontrar, porem naquele lugar você não deve comer nem beber e, não deve voltar pelo caminho de ida. — E eis que um homem de Deus veio de Judá com a palavra do Senhor a Betel; e Jeroboão estava junto ao altar, para queimar incenso. E clamou contra o altar com a palavra do Senhor e, disse: — Altar, altar! Assim diz o Senhor: — Eis que um filho nascerá à casa de Davi, cujo nome será Josias, o qual sacrificará sobre ti os sacerdotes dos altos que queimam sobre ti incenso e, ossos de homens se queimarão sobre ti. E deu naquele mesmo dia um sinal, dizendo:

 

P 06

— Este é o sinal de que o Senhor falou: Eis que o altar se fenderá e, a cinza, que nele está se derramará. Sucedeu, pois, que, ouvindo o rei a palavra do homem de Deus, que clamara contra o altar de Betel, Jeroboão estendeu a sua mão de sobre o altar, dizendo: — Pegai dele, Mas a sua mão, que estendera contra ele, se secou e, não podia tornar a trazer a si.  E o altar se fendeu e, a cinza se derramou do altar; segundo o sinal que o homem de Deus apontara pela palavra do Senhor. Então respondeu o rei e, disse ao homem de Deus: — Ora à face do Senhor teu Deus e, roga por mim, que a minha mão se me restitua.  Então o homem de Deus orou à face do Senhor e, a mão do rei se restituiu e ficou como dantes.

E o rei disse ao homem de Deus: — Vem comigo a casa e, conforta-te e dar-te-ei um presente. Porém o homem de Deus disse ao rei: — Ainda que me desses, metade da tua casa, não iria contigo, nem comeria pão nem beberia água neste lugar. Porque assim me ordenou o Senhor pela sua palavra, dizendo: — Não comerás pão nem beberás água; e não voltarás pelo caminho por onde foste. E foi-se por outro caminho; e não voltou pelo caminho, de onde viera a Betel. (Bíblia Sagrada) I Rei. 13: 1 – 10. Meu amigo leitor(a), se você observar com atenção, verá que neste curto episódio, se pode ler a frase “homem de Deus” pelo menos umas quinze vezes.

Mas afinal, o homem era de Deus ou não: Bem vamos conferir; a palavra nos diz que o homem era de Deus, vemos o homem profetizando e o altar se quebrando, vemos o homem orando ao Senhor e curando a mão do rei e, vemos o homem obedecendo à palavra do Senhor; dizendo ao rei, neste lugar não como, não bebo e, não volto pelo mesmo caminho. No seu conceito um homem com essas qualidades era de Deus ou não; bem eu particularmente não conheço muitos homens nos nossos dias com tantos valores, para mim aquele homem era verdadeiramente um homem de Deus, sim. Mas o que estamos procurando numa mensagem tão inocente? 

Bem as pessoas de um modo quase que geral, só se lembram de Deus quando estão em apuros, ou quando querem alguma coisa em especial. Isso não é coisa nova, sempre foi assim, porém nos nossos dias levanta-se uma onda maior de charlatanismo, aproveitando que as pessoas querem ser enganadas, pessoas de má fé aproveitando-se da facilidade que há de manusear-se a “Bíblia Sagrada” sem qualquer conhecimento e, sem qualquer autoridade, saem pelos becos e valadas oferecendo tudo o que não tem para dar. O homem de Deus que veio de Judá, mais provavelmente da cidade de Jerusalém, realmente era de Deus?

Sim o homem era de Deus; mas é bom lembrar que a Bíblia Sagrada nos ensina que devemos como homens e mulheres de Deus, conhecer sua palavra e, com isso o próprio Deus do qual tanto falamos. — E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (Bíblia Sagrada) Joã. 8: 32. Mas o apóstolo Pedro ainda nos alerta dizendo o seguinte: — Antes crescei na graça e, no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. (Bíblia Sagrada) II Pd. 3: 18. Se nós olharmos a história do profeta Jonas, teremos aí uma aula de falta de conhecimento, pois se Jonas conhecesse a Bíblia Sagrada jamais iria se refugiar exatamente no mar. — E, se esconderem no cume do Carmelo, buscá-los-ei e, dali os tirarei; e, se se ocultarem aos meus olhos no fundo do mar, ali darei ordem à serpente e ela os morderá.  (Bíblia Sagrada) Amo. 9: 3.

 

P 07

Se nós olharmos para este episódio com atenção, veremos que o nosso tão talentoso homem de Deus, era muito volúvel: Pois o primeiro charlatão que apareceu à sua frente o enganou. Amigo leitor(a) nos nossos dias, não é muito diferente, pois nós falamos do amor de Deus, da salvação que há em Cristo Jesus, mostramos e provamos por “A mais B” que há uma eternidade há nossa espera, com ou sem Deus, provamos o que a Bíblia Sagrada nos ensina, que se nós nos colocarmos na direção de Deus,  ele assume a responsabilidade de cuidar de nós; quer ver? — Se vós estiverdes em mim e, as minhas palavras estivem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e, vos será feito. (Bíblia Sagrada) Joã. 15: 7. Porém parece que o que não faltam, são pessoas querendo ser enganadas e, como não podia deixar de ser sobram enganadores.

— E foi-se após o homem de Deus e o achou assentado debaixo dum carvalho: E disse-lhe: És tu o homem de Deus que vieste de Judá? E ele disse: Eu sou. Então lhe disse: Vem comigo a minha casa e come pão. Porém ele disse: Não posso voltar contigo, nem entrarei contigo nem tão pouco comerei pão, nem beberei contigo água neste lugar. Porque me foi mandado pela palavra do Senhor: Ali nem comereis pão, nem beberás água; nem, tornarás a ir pelo caminho por que foste. E ele lhe disse: Também eu sou profeta como tu e, um anjo me falou pela palavra do Senhor, dizendo: Faze-o voltar contigo a tua casa, para que coma pão e beba água. (Porém mentiu-lhe). (Bíblia Sagrada) I  Rei. 13: 14 – 18.

Eu acho que você ainda lembra-se bem do título desta matéria, “era só uma mentira”, pois bem acabou de ver o final desta frase. Porém mentiu-lhe! O que na verdade me deixa triste em casos como este, é que num deslize nós deixamos ir toda uma vida por água a baixo. Existem pessoas que dependem de uma organização para sobreviver e, por conta dessa dependência fazem qualquer negócio com a obra e, com a palavra de Deus; bem se estiver certo ou errado depois a gente vê, o importante é que todos estão gostando e, aí vão se empolgando e se tornando capazes de cometer as maiores barbaridades. Por outro lado o personagem deste episódio apesar da fome da sede e, do cansaço, já havia vencido grande parte dos seus obstáculos; pois já estava no cominho de volta para casa.

Porém o ser humano por mais que viva, por mais que aprenda nunca abandona suas raízes; falamos de fé, demonstramos fé, andamos pela fé, parece que realmente conseguimos transplantar montanhas pela fé, mas quando começamos a ter a possibilidade de ver, de tocar, de ouvir, em fim quando conseguimos trocar o abstrato pelo concreto, então caímos na tentação e, o que chamamos de fé logo começa há ficar para trás. Porém o que nos ensina a Bíblia Sagrada? — De sorte que a fé vem pelo ouvir, e ouvir a palavra de Deus. (Bíblia Sagrada) Rom. 10: 17. — Porque em esperança somos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará? (Bíblia Sagrada) Rom. 8: 24. 

Mas se nós olharmos com atenção ao nosso redor, veremos que a humanidade sempre foi e continua sendo propensa a adorar tudo o que vê, o que pode tocar e, em fim tudo o que for concreto. As religiões desde o passado e, até hoje tem levado a humanidade a adorar qualquer coisa que se possa ver; ratos, vacas, jacarés, bezerros, pássaros, defuntos humanos; no mundo de hoje se você ficar um tempo num velório, não consegue contar às pessoas que vão chegando e se ajoelhando ao lado do caixão para rezar, pelo defunto,

 

P 08

para o defunto, contra o defunto e, aí por diante: Depois fazem uma estátua do defunto colocam-na num pedestal e, continuam adorando; por uma razão muito simples, porque se pode “ver”. — Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos Céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. (Bíblia Sagrada) Exo. 20: 4. — Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens. Têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não vêem; têm ouvidos, mas não ouvem; nariz têm, mas não cheiram. Têm mãos, mas não apalpam; têm pés, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. Tornem-se semelhantes a eles os que os fazem e todos os que neles confiam. (Bíblia Sagrada) Sal. 115: 4 – 8. O que é mais triste de tudo isso, é que nós passamos uma vida combatendo todas essas coisas e, quando chega a nossa hora de colocarmos em prática a nossa parte, então falhamos.

Falhamos por uma razão muito simples, porque geralmente não escondemos dentro de nós os mandamentos do Senhor: — Filho meu, guarda as minhas palavras e esconde dentro de ti os meus mandamentos. Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos. Ata-os aos teus dedos, escreve-os na tábua do teu coração. (Bíblia Sagrada) Pro. 7: 1 – 3 . O grande homem de Deus em questão, já havia, arriscado seu pescoço, sua vida e, havia rejeitado um presente e, abandonado a chance de ser nada mais nada menos que um dos maiores amigos do rei, tudo isso porque ainda escondia dentro do seu coração o mandamento do Senhor seu Deus. Porém, o homem, a mulher de Deus precisam estar atentos porque:  — O diabo vem para roubar matar e, destruir. (Bíblia Sagrada) Joã. 10: 10.

O apóstolo Pedro ainda nos adverte que ele satanás anda ao nosso redor todo o tempo. — Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. (Bíblia Sagrada) I Ped. 5: 8. — Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, a angústia, a perseguição, a fome, a nudez, o perigo, ou a espada? (Bíblia Sagrada) Rom. 8: 35. Na verdade por maior que fosse a fome, a sede, o cansaço, ele como um homem de Deus não poderia deixar-se levar por uma mentira qualquer, pois a palavra nos adverte quando está escrita: — Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. (Bíblia Sagrada) I Cor. 10: 13.

Na verdade é ai que entra o que nós chamamos de fé, complicado é que as pessoas falam tanto em fé mas não têm nenhuma idéia do que isso na verdade quer dizer: — Pois a fé é o firme fundamento das coisas que esperam e, a prova das coisas que não se vêem. (Bíblia Sagrada) Heb. 11: 1. Aí alguém diria, mas assim fica difícil, e eu digo: — Pois sem fé é impossível agradar a Deus. (Bíblia Sagrada) Heb. 11: 6. E foi assim que o nosso personagem se perdeu, relaxando naquilo que tanto chamamos de fé e, a massa da humanidade não tem a menor ideia o que é isso. Meu caro leitor(a), vamos aqui repetir aquela frase: E ele lhe disse: Também eu sou profeta como tu e, um anjo me falou pela palavra do Senhor, dizendo: Faze-o voltar contigo a tua casa, para que coma pão e beba água (Porém mentiu-lhe). O triste de tudo isso é que o nosso grande homem de Deus abandonou as ordens do Senhor seu Deus e seguiu um papo de anjo qualquer.

 

P 09

— Foi-se, pois e, um leão o encontrou no caminho e, o matou; e o seu cadáver estava lançado no caminho e, o jumento estava parado junto a ele e, o leão estava junto ao cadáver. (Bíblia Sagrada) I Rei. 13: 24. — E ele lhe disse: Porque não obedeceste à voz do Senhor, eis que, em te apartando de mim, um leão te ferirá. E, como dele se apartou, um leão o encontrou e o feriu. (Bíblia Sagrada) I Rei. 20: 36. É bom lembrar, que os Anjos de Deus são reais, mas veja o que diz a sua Bíblia Sagrada: — Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, não o sabendo, hospedaram Anjos. (Bíblia Sagrada) Heb. 13: 2. Amigo leitor(a), eu espero que estas humildes linhas possam despertá-lo para uma vida de fé: — Pois pela graça sois salvos por meio da fé e, isso não vem de vós é um dom de Deus. (Bíblia Sagrada) Efé. 2: 8.

 

Ananias e Safira.

 

Ananias e Safira, que dupla intrigante, um casal que tinha tudo para dar certo e, fez tudo errado, mas a História Sagrada está repleta de “Ananias e Safira” é só olharmos com atenção veremos uma nuvem de acontecimentos iguais a este. No começo da Igreja de Cristo mais precisamente em Jerusalém e seus arredores, a Igreja começou a viver numa espécie de comunidade meio que fechada, as pessoas iam se rendendo à fé e mudando-se para aquela comunidade. Eu tenho a impressão que as pessoas sentiam-se mais seguras assim, num grupo maior você sabe um volume maior é mais pesado, é mais forte e, assim o acúmulo de pessoas os encorajava mais. Pois a comunidade cristã lá no começo, era mais perseguida e destruída do que ratos em armazéns de cereais nos nossos dias e, como a união faz a força, a comunidade reunida no mesmo lugar parecia oferecer mais segurança.

A história nos conta que as pessoas iam aceitando a Cristo como Salvador, ou seja, iam aderindo à fé e, juntando-se à comunidade e os que tinham alguma coisa vendiam e traziam o valor em dinheiro entregando-o assim para a administração. É bom lembrar que aquele modelo de comunidade acabou não dando certo e, levou a Igreja a uma miséria muito grande: — Porque pareceu bem à Macedônia e à Acaia fazerem uma coleta para os pobres dentre os santos que estão em Jerusalém. (Bíblia Sagrada) Rom. 15: 26.  Ora, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia. (Bíblia Sagrada) I Cor. 16: 1. A comunidade cristã aqui em pauta, com o cerco romano a Jerusalém lá pelos anos sessenta e seis aproximadamente só não pereceu porque Deus a sustentou.

E no meio daquela comunidade, havia um casal, bem de vida aparentemente, e como você sabe aceitar Jesus como seu único e suficiente Salvador, largar o mundo e o pecado, deixar muitas vezes parentes, amigos em fim uma sociedade como um todo para dedicar-se a uma vida de fé, nos dias de hoje ainda é difícil, pare e pense como deveria ser isso há dois mil anos atrás. Porém o casal, conhecidos como Ananias e Safira, sua esposa, deixaram tudo na época e, vieram para Jesus e, para aquela comunidade, mas chegou à hora de venderem sua propriedade e trazerem o dinheiro para a administração e, foi ai que eles se perderam, pois quando tem dinheiro na jogada geralmente tem problema.

 

P 10

— Mas, um certo varão chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade e reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos. Perguntou, então, Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a, não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram. E, levantando-se os jovens, cobriram o morto e, transportando-o para fora, o sepultaram. E, passando um espaço quase de três horas, entrou também sua mulher, não sabendo o que havia acontecido.

E perguntou-lhe Pedro: Dize-me, vendestes por tanto aquela herdade? E ela disse: Sim, por tanto. Então, Pedro lhe disse: Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti. E logo caiu aos seus pés e expirou. E, entrando os jovens, acharam-na morta e a sepultaram junto de seu marido. E houve um grande temor em toda a igreja e em todos os que ouviram estas coisas. (Bíblia Sagrada) Ato. 5: 1 – 11. O que na verdade me chama atenção nesse episódio, é que no mundo em que vivemos a maioria das pessoas se dizem ser cristãs, só que a maioria desses não tem, nem idéia do sentido da palavra. Pois uma frase simples, que nos dá uma idéia da palavra cristão; é o que nos fala o Apóstolo Paulo quando diz o seguinte:

— E também todos os que puramente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições. (Bíblia Sagrada) II Tim. 3: 12. Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, justa e puramente. (Bíblia Sagrada) Tito. 2: 12. O Senhor Jesus, o Cristo em suas santas palavras já nos falava algo que confirma claramente este texto. — Tenho vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis “aflições”, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo. (Bíblia Sagrada) Joã. 16: 33. Esse casal não precisava vender sua propriedade, nem trazer o dinheiro para os apóstolos, não lhes era necessário falar o preço e, nem mesmo que haviam vendido coisa alguma. Isso nos dá uma idéia, de como o inimigo das nossas almas trabalha, armando em nossos caminhos redes aparentemente simples, sem nenhum perigo aparente.

Pois o casal em questão enfrentou o mundo da época, correndo o risco de perder suas vidas para uma cruz, correndo o risco de cair numa cova de leões, de levar uma espada afiada em seus pescoços e, é bom lembrar, que lá ainda existia a lei do apedrejamento, onde as pessoas levavam tantas pedradas que acabavam debaixo de um montão de pedras. Nossos heróis lutaram e escaparam de tudo isso, mas foram atropelados por uma simples “mentira”. A mentira na verdade tem sido uma arma poderosa nas mãos da humanidade, se nós olharmos para os nossos políticos, por exemplo, veremos que mentem tão descarada-mente que não conseguem nem mesmo mudar de cor. Infelizmente com isso quem sofre é sempre a nação e, talvez tenha sido isso que fez com que Deus cortasse o mal logo pela raiz, providenciando a morte do casal em questão.

 

P 11

— Vós tendes por pai ao diabo e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. (Bíblia Sagrada) Joã. 18: 44. O que me deixa triste neste episódio, é que quando nós falamos de personagens que erraram no Antigo Testamento, falamos de pessoas que tiveram oportunidade de salvação pela pregação do evangelho por Cristo na sepultura, porém estes, segundo a palavra acabaram na perdição.

— Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito, no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão, os quais em outro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava à arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água, que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, pelo batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo; o qual está à destra de Deus, tendo subido aos Céus, havendo-se-lhe sujeitado os anjos, as autoridades, e as potências. (Bíblia Sagrada) I Ped. 3: 18 – 22.

O meu desejo na verdade, é que o conteúdo desta mensagem fique realmente só no título: “Era só uma Mentira”, e assim a nossa consciência verdadeiramente cristã possa sempre nos alertar para que a verdade seja nas nossas vidas como uma luz há brilhar e, iluminar assim o nosso caminho. Que isso possa realmente acontecer em todos os segmentos, como na justiça, no direito, na empresa, nos negócios e como não poderia deixar de ser, se for possível também na política, que a mentira possa ser abolida e prevaleça a verdade.

— Pelo que deixai à mentira e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. (Bíblia Sagrada) Efé. 4: 25.  — Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os que se prostituem, os homicidas, os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira. (Bíblia Sagrada) Ap. 22:15. E assim que Deus possa nos dar graças e, que a verdade seja sempre uma realidade, nas nossas vidas, pois ela prevalecerá.

 

Sem mais atenciosamente:

                          

                                                    

                                                          Pr. Manoel Teixeira

               Associação Teológica Renascer

                          Site: www.asotera.com / E-mail: contato@asotera.com

                                 Fone: (47) 3446-0031 / cel. 9985-0031. (TIM)





Mais Matérias
:: Copyright © ASOTERA 2007 ~ Todos os Direitos Reservados ::
:: Site Desenvolvido Por Elite Y ::