Ultimas Matérias Cadastradas
Quanto custa a sua "Fé"?
10:25:16 30/12/2010
Fé é nada mais nada menos, que ter convicção, certeza de algo que não se pode ver.


       





 Quanto Custa a sua"Fé"?               


P 01

Meu caro leitor(a) só para lembrar: No decorrer da história os nomes foram mudados de; (Abrão para Abraão) e (Sarai para Sara). A Bíblia Sagrada nos ensina que: — A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e, a prova das coisas que não se veem. (Bíblia Sagrada) Heb. 11: 1. Temos num passado muito distante, talvez a maior e mais bela história de fé, pois o nosso personagem principal é nada mais nada menos que o próprio pai da fé, o Patriarca Abraão, juntamente com seu filho Isaque, fazendo acontecer à sena que ficaria para história de toda a humanidade de fé. Abraão foi aquele homem que num passado muito distante, ao olhar ao seu redor e, ver o mundo em que vivemos e, todas às coisas que nos cercam, por um processo conhecido como fé, entendeu que nada disso aconteceu por acaso.

Mas que só poderia ter por detrás de tudo isso uma mão poderosa, a mão do único e verdadeiro Deus que tudo pode quando tudo quer. E ao atingir uma faze bem elevada de sua vida, lá pelos setenta anos de idade, Abraão começou a ouvir vozes que vinham do espaço e, não demorou muito para ele entender que aquelas vozes eram do seu Criador, do ser responsável por todas as coisas que existiam ao seu redor, o “único e verdadeiro Deus”. Foi então que o Senhor Deus fez á Abraão um convite, para ele deixar sua terra, sua gente e, mudar com apenas à sua família o que na verdade consistia em apenas duas pessoas, ou seja, ele e sua esposa, levando juntamente, é claro tudo o que tinham inclusive seus criados, o que na verdade eles acabaram não indo só, pois outras pessoas o acompanharam até mesmo seu sobrinho chamado Ló também com sua família o acompanhou e, assim o nosso pai da fé mudou-se para uma região onde hoje conhecemos como Palestina.

O casal Abraão e Sara já eram velhos e, não tinham filhos, porém se o sonho de todo homem e toda mulher é ser pai ou ser mãe nos dias de hoje, imagine isso há quatro mil anos atrás, quando a população da terra era formada apenas por algumas pessoas. Ora o Senhor disse a Abraão: — Sai-te da tua terra e, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação e, abençoar-te-ei e, engrandecerei o teu nome e tu serás uma bênção. (Bíblia Sagrada) Gên. 12: 1 – 2. Eu gostaria de fazer lembrar que existe uma diferença no preço da fé; ou seja, o custo é um e, o preço muitas vezes é outro e, nós aqui vamos tratar exatamente do custo da sua fé.

O nosso personagem depois de deixar sua casa, suas terras, em fim sua vida ás margens do rio Eufrates, mudou-se conforme convite do Senhor seu Deus, para uma região onde hoje é conhecida como Palestina, ou terra da confusão, onde ninguém se entende, isso há perto de quatro mil anos atrás. Abraão e Sara já eram velhos, mas ainda perambularam muito por aquelas terras esperando a única promessa que os faria realmente felizes, ou seja, a chegada de seu filho e herdeiro da família. Amigo leitor(a) é sempre bom nós estarmos preparados para as peças que às vezes nos prega a história da humanidade, pois se nós olharmos para um casal, “ela com noventa e, ele com cem anos de idade”,

 

P 02

cheios de felicidade esperando seu primeiro filho, parece mais uma brincadeira não é mesmo? — E o Senhor visitou a Sara como tinha dito; e fez o Senhor a Sara como tinha falado. E concebeu Sara e, deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado que Deus lhe tinha dito. E chamou Abraão o nome de seu filho que lhe nascera que Sara lhe dera, Isaque. (Bíblia Sagrada) Gên. 21: 1 – 3. É na verdade o sonho de todo homem e de toda mulher ter um filho, porém aos cem anos de idade isso já não seria mais um sonho seria uma sensação quase que inexplicável. A história nos conta que o menino se chamou, (Isaque, Isaaque), a verdade é que estamos falando de um nome próprio, num alfabeto semítico, de aproximadamente quatro mil anos atrás; nome esse que em português quer dizer algo como, (sorriso, risada, sorridente), em fim, qualquer coisa que lembrasse muita alegria, pois aquela criança viria mudar, nada mais nada menos que a história da humanidade.

E agora era só esperar o menino crescer, se casar e ter muitos filhos, pois aí começava a se formar uma grande nação, só para você não se empolgar, a grande nação não seria a nação hebraica e, sim a nação da fé. Meu amigo leitor(a), só é bom não nos esquecermos que neste mundo tudo tem um preço e, muitas vezes alto demais para a nossa capacidade e para a nossa compreensão. O menino cresceu e, anos se passaram, aproximadamente “vente e cinco anos” e, então o Senhor nosso Deus quando Abraão menos esperava, o chamou e lhe pediu um presente; mais precisamente um sacrifício, o que era muito comum naquela época, só que os sacrifícios eram oferecidos com carne de animais irracionais, como ovelhas, bois, cabras, bodes e aí por diante. — E aconteceu depois destas coisas, que tentou Deus a Abraão e, disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. E disse:

Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas e, vai-te à terra de Moriá e, oferece o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi. Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada e, albardou o jumento e, tomou consigo dois de seus moços e Isaque, seu filho; e fendeu lenha para o holocausto e, levantou-se e, foi ao lugar que Deus lhe dissera. Ao terceiro dia levantou Abraão os seus olhos e, viu o lugar de longe. E disse Abraão aos seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento e, eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado tornaremos a vós.  E tomou Abraão a lenha do holocausto e, pô-la sobre Isaque, seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão e, foram juntos. Então falou Isaque a Abraão seu pai e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?

E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam juntos. (Bíblia Sagrada) Gên. 22: 1 – 8. Eu só gostaria meu caro leitor(a), de chamar a sua atenção para um ponto muito interessante, ou seja, para a idade de Isaque, pois o que você já ouviu de pregadores chorando de peninha do menino Isaque, pelo fato de ele ser apenas uma criança; sinceramente dá para ficar com pena, mas é desses pregadores; pois você já parou para imaginar, um menino com o tamanho e a idade que esse pessoal vem pregando tal vez sete a doze anos de idade levando um molho de lenha daquele tamanho, às costas e por dentro da floresta; lenha suficiente para queimar um carneiro inteirinho.

 

P 03

Amigo leitor(a), o nosso personagem Isaque era na época do sacrifício maior que você e, maior do que eu, pois o nosso patriarca tinha vinte e cinco anos de idade: História dos Hebreus livro um (1) capítulo treze (13) página trinta e cinco (35). — E vieram ao lugar que Deus lhes dissera e, edificou Abraão ali um altar e, pôs em ordem a lenha e, amarrou a Isaque seu filho e, deitou o sobre o altar em cima da lenha. E estendeu Abraão a sua mão e, tomou o cutelo para imolar o seu filho; Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde os Céus e, disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço e, não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus e, não me negaste o teu filho, o teu único.

Então levantou Abraão os seus olhos e, olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelas suas pontas num mato; e foi Abraão e, tomou o carneiro e, ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho. E chamou Abraão o nome daquele lugar, o Senhor proverá; donde se diz até ao dia hoje: No monte do Senhor se proverá. Então o anjo do Senhor bradou a Abraão pela segunda vez desde os céus, E disse: Por mim mesmo, jurei, diz o Senhor: porquanto fizeste esta ação e, não me negaste o teu filho, o teu único. Que deveras te abençoarei e, grandissimamente multiplicarei a tua semente como as estrelas dos céus e, como a areia que está na praia do mar; e a tua semente possuirá a porta dos seus inimigos. E em tua semente serão benditas todas as nações da terra; por quanto obedeceste à minha voz.  (Bíblia Sagrada) Gên. 22: 9 – 18.

Caro leitor(a) a minha pergunta ainda é, quanto custa a sua fé? Se você olhar para essa mensagem verá que a fé do nosso personagem em questão, custou um preço muito alto. Pare você, pai, mãe, ou quem sabe até mesmo um irmão mais velho e, medite na possibilidade de nesta noite alguém lhe dizer; ao amanhecer o seu filho ou seu irmão estará morto; não se levaria em conta a necessidade de você ter que lhe matar; eu lhe perguntaria? Você ainda seria capaz de dormir nessa noite? Quantos pais amanheceriam loucos? Veja bem amigo leitor(a), estamos falando de uma família moderna e, normal, pais aos dezoito anos, vinte anos, pais de três, quatro filhos, gente com uma vida toda pela frente, porém olhamos para essa mensagem e, para trás e passamos a meditar no que aconteceu ao nosso personagem; aos seus “cento e vinte e cinco anos de idade”.

Cheio de felicidades, por ter um filho moço, também feliz e cheio de vida, quando de repente viu como que o Universo caindo sobre a sua cabeça e a Terra se desmoronando debaixo dos seus pés; e numa situação sem saída, na base do se ficar o bicho pega e se correr o bicho come. Você certamente já ouviu muito falar de fé, pois tem gente que tem muita fé, tem fé num emprego maravilhoso, num salário milionário, num santo de barro, num caminhão cheio de dinheiro, tem gente que tem fé até mesmo num cavalo de corridas, porém meu caro leitor(a) ter fé em alguma coisa de que se pode ver não é fé, pois quando se pode ver para que fé? Quanto custa a sua fé? Nosso saudoso patriarca de repente se viu sufocado com o preço de uma fé, que ele se orgulhava de dizer que tinha; fé em um Deus que a maioria da humanidade de sua época, nem sequer imaginava que existisse, porém isso realmente é fé. Lá atrás nós lemos que: — A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e, a prova das coisas que não se veem. (Bíblia Sagrada) Heb. 11: 1.

 

P 04

A verdade é que esse negócio chamado fé, vem causando polêmica no meio da humanidade faz tempo, pois a Bíblia Sagrada nos ensina que sem é impossível agradar a Deus. — Ora sem fé é impossível agradar-lhe: Porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e, que é galardoador dos que o buscam. (Bíblia Sagrada) Heb. 11: 6. Eu particularmente lhe faria uma pergunta bem simples, qual é a cor do gás usado no seu fogão? O gás usado no seu fogão não tem cor, ele só tem cheiro porque é adicionado nele um produto de odor para propiciar uma possível identificação, mas a dana de casa sabe que o gás não vai dar para fazer o almoço e, logo grita com pessoal, olha se não forem buscar gás não teremos almoço. A Bíblia Sagrada nos ensina que Deus é espírito:

— Nossos pais adoraram neste monte e, vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos por que a salvação vem dos judeus. Mas à hora vem e, agora é em que, os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.  Deus é Espírito e, importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. (Bíblia Sagrada) Joã. 4: 20 – 24.

Como você pode ver estamos falando do Deus fiel e verdadeiro, porém, Espírito, nos dias de hoje, depois de termos em mãos uma Bíblia Sagrada já há quatro mil anos nos contando todas estas histórias, até que não fica tão difícil entender, mas há quatro mil anos atrás deveria ser bem complicado. Porém era exatamente lá, que tudo isso tinha a maior importância, pois o amigo ou o bom empregado só demonstra a sua fiel confiança, quando fica só dentro de um cofre cheio de dinheiro e com as portas abertas, com toda a possibilidade de fugir levando tudo o que puder. Na verdade ser cheio de fé em alguma coisa que se pode ver é muito fácil, difícil mesmo é crer em um Deus que você nem sabe que existe, pois ele é abstrato, vivo sim poderoso, fundador e mantenedor do universo, porém invisível.

Não podemos esquecer que todos os heróis da fé, de uma forma ou de outra acabaram pagando caro por ela. — Agora, pois, se estais prontos, quando ouvirdes o som da buzina, do pífaro, da gaita de foles e, de toda a sorte de música, para vos prostrardes e adorardes a estátua que fiz bom é; mas, se a não adorardes, sereis lançados, na mesma hora, dentro do forno de fogo ardente: e “quem é o Deus” que vos poderá livrar das minhas mãos? Responderam Sadraque, Mesaque e, Abednego e, disseram ao rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio.

Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar, ele nos livrará do forno de fogo ardente e, da tua mão, ó rei. E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste. (Bíblia Sagrada) Dan. 3: 15 – 18. Como você pode ver os homens e as mulheres de Deus do passado, ao ouvirem uma voz divina, não perguntaram quem bate? — E quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas e, as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. (Bíblia Sagrada) Joã. 10: 4. Amigo leitor(a) é bom lembrar, que isso não é para todos os animais, é só para as “ovelhas”,

 

P 05

pois só elas tem essa sensibilidade; a de reconhecer o seu guardador, o seu tratador, o seu protetor, pela voz. Quando o Senhor Jesus perguntou aos apóstolos, se eles também iriam abandonar-lhe, o apóstolo Pedro respondeu não Senhor, pois só tu tens palavras de vida eterna. Como você pode ver isso é conhecer o seu pastor pela voz, pois foi assim que lá no passado o nosso velho patriarca reconheceu a voz do seu Criador, mesmo não tendo à menor ideia de onde ou de quem seria aquela voz. Quanto custa a sua fé?  Costumamos dizer que na vida tudo tem um preço, porém quando se pode pagar com cheque ou cartão de crédito, por mais difícil que possa ser sempre se dá um jeito, mas se o preço for à vida do seu filho, muito especialmente do seu único, acredito que deva ficar insuportável.

Você é capaz de imaginar a situação daquele pai, você é capaz de imaginar o tempo que ele levou para sair de casa e, quanto tempo levou para chegar naquela montanha? Quando paro para meditar naquele episódio, fico imaginando Abraão andando ao redor como uma mãe animal quando tem seu filhote morto em algum tipo de acidente, ela fica andando ao redor como que convidando o filhote para continuar a caminhada. Com o nosso velho patriarca deve não ter sido diferente, ele tomava água sem ter cede, comia sem ter fome, falava com o vento, dormia em pé, deitava-se e ficava acordado, nós não temos estimativa do tempo que Abraão levou desde o dia em que Deus falou com ele, até o dia em que ele realizou o tal sacrifício; eu, porém, analisando com todo cuidado, cheguei à conclusão de que ele deva ter levado pelo menos uns três meses, para chegar naquela montanha. No passado homens e mulheres de Deus ao ouvirem a voz do seu Criador, quase sempre disseram sim sem questionar. Vemos Calebe, correndo o risco de ser linchado pela nação de Israel lá no deserto. (Bíblia Sagrada) Núm. 13: 30. Vemos Sadraque, Mesaque e, Abednego sendo jogados numa fornalha em chamas. (Bíblia Sagrada) Dan. 3: 17. Temos ainda o grande profeta Daniel que de graça foi jogado numa cova cheia de leões. (Bíblia Sagrada) Dan. 6: 16. E assim meu caro leitor(a), sempre que nós olharmos para a história sagrada, teremos a oportunidade de ver homens e mulheres de Deus demonstrando o valor da sua fé.

— Todos concordaram com a proposta dos apóstolos. Então escolheram “Estêvão, um homem cheio de fé” e do Espírito Santo, e também Filipe, Prócoro, Nicanor, Timom, Pármenas e Nicolau de Antioquia, um não-judeu que antes tinha se convertido ao Judaísmo. (Bíblia Sagrada) Ato. 6: 5. Na hora de aceitar um cargo na empresa, na política, na sociedade, enfim em quaisquer circunstâncias material, física, financeira, política seja lá o que for relacionada a esta vida, sempre parece motivo para comemoração, pois por pior que possa parecer, sempre será um passo em direção ao topo de uma carreira.

Porém, acabamos de ver nossos irmãos sendo promovidos a um cargo eclesiástico, numa época em que o mundo era movido e dirigido pelo então Império Romano, onde seus Imperadores eram adorados como verdadeiros deuses e, aí veja você em que balaio de gato estavam se metendo os nossos irmãos, aceitando um cargo como membros de um ministério eclesiástico. Não há muitos dias atrás, nós tivemos o desprazer de ver nos U.S.A. um paraplégico sendo sacudido de sua cadeira de rodas e, jogado ao chão numa tentativa de obrigá-lo a ficar de pé,

 

P 06

só por que foi acusado de cometer uma infração de trânsito, imagine você se aqueles monstros só por que tem autoridade sobre um departamento de uma pequena cidade, são capazes de uma tão grande barbaridade, pare e pense no que era capaz um maldito imperador com autoridade sobre todo mundo de sua época. Mais uma vês, permita-me lhe perguntar, quanto custa a sua fé? Acabamos de ler que Estevão era cheio de “fé e, cheio do Espírito Santo”; vejamos, pois o que logo começou a acontecer com ele, pois é sempre assim, as coisas até poderão ir bem até termos um verdadeiro encontro com Deus.

— Estêvão cheio de fé e de poder fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. E levantaram-se alguns que eram da sinagoga chamada dos libertinos, cireneus, alexandrinos e, dos que eram da Cilícia e da Ásia e, disputavam com Estêvão. E não podiam resistir à sabedoria e, ao espírito com que falava. Então subornaram uns homens, para que dissessem: ouvimos-lhe proferir palavras blasfemas contra Moisés e contra Deus.  E excitaram o povo, os anciãos e os escribas; e, investindo com ele o arrebataram e o levaram ao conselho.

E apresentaram falsas testemunhas, que diziam: Este homem não cessa de proferir palavras blasfemas contra este santo lugar e a lei: Por que nós lhe ouvimos dizer que esse Jesus Nazareno há de destruir este lugar e mudar os costumes que Moisés nos deu.  Então todos os que estavam sentados no conselho, fixando os olhos nele, viram o seu rosto como rosto de um anjo. (Bíblia Sagrada) Ato. 6: 8 – 15. E ouvindo eles isto, enfureciam-se em seus corações e, rangiam os dentes contra ele. Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no Céu, viu a glória de Deus e, Jesus, que estava à direita de Deus; E disse:

Eis que vejo os Céus abertos e, o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus. Mas eles gritaram com grande voz, taparam os seus ouvidos e, arremeteram unânimes contra ele. E expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram os seus vestidos aos pés de um mancebo chamado Saulo. E apedrejaram á Estevão, que em invocação dizia: Senhor Jesus, receba o meu espírito. E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes impute este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu. (Bíblia Sagrada) Ato. 7: 54 – 60. Meu caro leitor(a), como você pode ver, aquele negócio de venha para Jesus e pare de sofrer, se não é mais uma brincadeira, então é mensagem de quem não leu a Bíblia Sagrada, e que normalmente anda com ela na mão, só para impressionar os amigos.

Pois nesta humilde mensagem já deu para perceber o quanto custa a sua fé: Porém é sempre bom lembrar que: — A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e, a prova das coisas que não se veem. (Bíblia Sagrada) Heb. 11: 1. E ainda é bom lembrar que: Sem fé é impossível agradar a Deus. (Bíblia Sagrada) Heb. 11: 6. Nunca esquecendo meu caro leitor(a) que a eternidade é uma realidade, com ou sem Deus e, para que ela seja com Deus precisamos de : — Por que pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; mas é um dom de Deus. (Bíblia Sagrada) Efé. 2: 8. Que estas humildes linhas possam lhe dar uma leve ideia do que realmente é “fé”.

 

Sem mais Atenciosamente:

                                                   

                                                 

 

                                                   Pr. Manoel Teixeira

                  Associação Teológica Renascer

                          Site: www.asotera.com / E-mail: contato@asotera.com

               Fone: (47) 3446-0031 / Cel. 9985-7616. (TIM)


 




Mais Matérias
:: Copyright © ASOTERA 2007 ~ Todos os Direitos Reservados ::
:: Site Desenvolvido Por Elite Y ::